16 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu: Para sair do papel, Junta Comercial aguarda apenas a autorização do Governo Estadual

Anúncios

A viabilização do escritó­rio regional da Junta Co­mercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econô­mico, em Botucatu, teve mais um importante pas­so. Um reunião ocorrida no último sábado, 02, de­lineou estratégias para os próximos trâmites buro­cráticos que visam a au­torização oficial, por par­te do governo estadual, do braço do serviço vol­tado a abertura de novas empresas do segmento.

O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Mário Pardini (PSDB), que recebeu a presidente interina da Jucesp, Adria­na Flosi, o Secretário municipal de Desenvol­vimento, Daniel da Cruz Lopes, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB), Emílio Angella Neto, e o 1º tesoureiro da entidade, Júlio Calonego.

Anúncios

Foram apresentados à presidente da Jucesp detalhes de como o escri­tório funcionará no muni­cípio. Convênio aprovado em novembro pela Câ­mara Municipal estabele­ce que o futuro escritório terá colaboração mútua entre Prefeitura e ACEB. O Poder Público ficará responsável pela alo­cação de servidores de carreira para atuação nos serviços, enquanto que toda a estrutura física e logística ficará a cargo da Associação Comercial.

O objetivo do escritó­rio será desconcentrar serviços relativos a regis­tro público de empresas mercantis e atividades afins. Atualmente, con­tadores e empresários precisam se deslocar a outros municípios, como Bauru, Sorocaba, Campi­nas ou mesmo São Pau­lo, para a viabilização de trâmites burocráticos na abertura ou encerramen­to de empresas.

Anúncios

Falta apenas a autori­zação oficial por parte da Secretária Estadual de Desenvolvimento, Patri­cia Ellen da Silva. Ainda não há previsão para que o ato ocorra, segundo ex­plicou a presidente inte­rina da Jucesp, devido às mudanças de governo e realinhamento e reorga­nização da estrutura ope­racional da pasta. Adria­na Flosi deverá se reunir com a titular da pasta de desenvolvimento estadu­al, nas próximas semanas, a fim de apresentar o pro­jeto botucatuense.

Hoje, a entidade conta com 35 escritórios regio­nais, mesmo número de postos de serviços espa­lhados pela capital, litoral e interior. “A grande tare­fa da Junta Comercial é a integração econômica estadual, fazendo com que todos os licencia­mentos empresariais passem pela entidade. O que o novo governo quer é a implantação de um modelo mais eficaz de abertura das empresas”, salientou Flosi, ressal­tando que a presença de um escritório próprio em Botucatu resulta do dina­mismo econômico e que beneficiará ampla gama de municípios no entorno pela agilidade no atendi­mento.

Para o Prefeito Mário Pardini, a reunião encer­ra mais uma etapa em busca da implantação em definitivo do serviço em­presarial no município. “Desde o ano passado es­tamos lutando, junto com a equipe da ACEB, para trazermos um escritório da JUCESP para Botuca­tu. Apresentamos essa demanda para a Adriana, para que ela nos ajude a vencer os trâmites bu­rocráticos com mais agi­lidade. Ela nos explicou que ainda está montando a equipe da nova estru­tura da Junta Comercial.

Vamos aguardar esse mo­mento, mas agora temos uma grande proximida­de com essa instituição que desejamos ter em Botucatu, para facilitar a vida dos empresários, consequentemente gerar emprego, renda e desen­volvimento para nosso município”, afirmou o chefe do Executivo muni­cipal.

O presidente da As­sociação Comercial e Empresarial de Botuca­tu, Emílio Angella Neto, disse que a reunião entre as partes interessadas no escritório foi crucial para que a assinatura fi­nal do convênio ocorra o mais breve possível. “As primeiras etapas para a implantação da Jucesp em Botucatu, que eram a definição do projeto para o convênio e sua posterior aprovação pela Câmara Municipal, foram importantes para mos­trar o empenho e reafir­mar o interesse de se ter um escritório regional da Jucesp. Sabemos que o apoio da Adriana Flo­si, que é botucatuense e preside a entidade, é fundamental para reafir­mar esse anseio que be­neficiará empresários de toda a região”, afirmou.

 Junta Comercial é anseio empresarial desde 2013

A proposta da regional da Junta Comercial em Botucatu era um antigo anseio do empresariado local. Desde 2013, re­querimentos foram pro­tocolados na Câmara de vereadores, a fim da im­plantação da unidade.

No entanto, em julho de 2016, o deputado estadu­al Fernando Cury (PPS) anunciou a viabilização do escritório. Estudos técnicos e de viabilização, além de todos os trâmites burocráticos, foram re­alizados pelas entidades interessadas.

O atual projeto para o escritório foi sendo de­finido em parceria com a ACEB e Prefeitura, sendo aprovado em novembro de 2018 pela Câmara Municipal.

Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

O portfólio aprimorado promove a inovação na produção e recuperação de reservatórios, amplia a atuação da SLB em setores verticais...

Categorias