Anúncios
Botucatu está entre as dez cidades mais bem classificadas no ranking Município Verde Azul, um levantamento que mede a gestão ambiental e valoriza a sustentabilidade
E para conseguir o quarto lugar da lista que tem quase 600 municípios, a cidade adota medidas que podem até parecer pequenas, mas que fazem toda diferença. Um dos principais é o “Disk Árvore”.
Anúncios
É isso mesmo. Em Botucatu, os moradores que desejam ter uma árvore em casa, podem ligar e pedir, como se pede uma pizza, um lanche.
O programa que começou em janeiro e já plantou 300 mudas na cidade. O professor Marco Luque fez a ligação e em pouco tempo a equipe do projeto estava na casa dele para começar o trabalho.
Anúncios
“A prefeitura está facilitando isso para gente, oferecendo a muda de graça, o serviço do plantio e a natureza, que é nossa vida, só temos a ganhar com isso.”
E dessa forma, a cidade dos bons ares também está se tornando a cidade do verde, que deve atrair muitos turistas.
Um exemplo é uma área de preservação ambiental que voltou a ser responsabilidade do município nesta semana. A área fica na região sul de Botucatu, tem 30 hectares, o equivalente a quatro campos de futebol. A vegetação daqui é nativa, formada por cerrado e banhado de altitude.
Agora, a prefeitura pretende organizar aqui visitas monitoradas, criar uma trilha suspensa e incentivar o trabalho de pesquisadores.
Outra iniciativa é o “corredor verde”. Com o projeto, as árvores ganham espaço na calçada e no Jardim Flamboyant foram plantadas 28 mudas de “bauínia”, também conhecida como “pata-de-vaca”. E quem passa por aqui, percebe a diferença.
“É muito bom, tem uma sombra e a arborização é muito importante para população, para o ar da cidade”, destaca o médico veterinário Eduardo Rossi.
No total, Botucatu recebeu mais 1,3 mil árvores por meio dos projetos Disk Árvore, Corredor Verde e Pomar Urbano.
Disk Árvores: (14)3811-1535
Fonte: G1