Anúncios
Há cerca de quatro meses, aproximadamente, a Prefeitura de Botucatu iniciou as obras de melhoria da pavimentação e instalação de drenagem pluvial na Rua Dr. Jaguaribe e Avenida Dante Delmanto. A previsão era de que as obras fossem concluídas até o final deste ano, mas, a julgar pelo andamento das obras e o clima instável, a conclusão poderá demorar um pouco mais.
O pavimento da Avenida Dante Delmanto já está praticamente pronto e atualmente a administração trabalha em pequenos ajustes de pedestres no canteiro central e na sinalização, além da instalação do paisagismo.
Anúncios
Na Rua Dr. Jaguaribe a situação é mais complicada. Local de grandes alagamentos no passado, a via pública já foi “rasgada” pelo menos três vezes para obras de reparos e as interrupções estão irritando os moradores da região, comerciantes e motoristas que usam a via pública para acessar o Distrito de Rubião Júnior e o Parque Industrial da cidade.
Depois de ter o pavimento recuperado, instalada nova rede de abastecimento de água e dutos para drenagem das águas das chuvas, o trecho entre as ruas Milton Méris Jaqueta e Guido Zanoto foi interrompido, pelo menos, três vezes nos últimos meses para “ajustes”.
Anúncios
Conforme explicou o Secretário de Infraestrutura, André Peres, a primeira interrupção foi por conta de uma infiltração na captação de água que provocou o desnivelamento do asfalto que afundou. A segunda interrupção, há cerca de uma semana, foi devido ao vazamento da rede de esgoto.
“Fizemos a obra e infelizmente logo após a entrega do serviço ocorreu uma forte chuva, que provocou a infiltração. Acionamos a empreiteira que executou o serviço e agora tivemos outro problema naquele trecho, desta vez um vazamento de esgoto que precisou de intervenção para recuperação devido ao refluxo nas residências”, explicou.
Peres afirmou que parte do problema foi causado por motoristas que não respeitaram a sinalização impedindo o trânsito de veículos no trecho, logo após a conclusão da pavimentação e instalação das galerias. Veículos pesados pressionaram os tubos de drenagem e também a rede de esgoto da Sabesp.
As obras de revisão foram concluídas na semana passada, mas a finalização do serviço, especialmente em alguns trechos com remendos de concreto sobre o pavimento de asfalto, só ocorrerá quando o tempo estiver estável, sem risco de chuvas, e isso pode ocorrer depois do carnaval. “Estamos vivendo períodos de chuvas a qualquer momento e precisamos de tempo firme e estável para realizar a nova pavimentação”, explicou Peres.
Peres negou os boatos de que a empreiteira já tivesse recebido pelo serviço, conforme comentários de empresários da região à reportagem. “Não realizamos o pagamento da parte final da obra. Já temos a medição feita, mas entendemos que só efetuaremos o pagamento após a obra ser concluída como esperávamos, sem os problemas nos dutos de drenagem e na rede de esgoto. Não é verdade que estamos fazendo pagamentos extras pelas reformas”.
Dante Delmanto
Em relação à Avenida Dante Delmanto, o Vice-Prefeito e Secretário de Infraestrutura, André Peres, informou que o pavimento está concluído, porém existem serviços a serem concluídos, como a instalação de paisagismo no canteiro central e ajustar alguns trechos da avenida, próximo ao Campo do Inca.
A rotatória está sendo ajustada. Primeiro, há cerca de duas semanas, um acidente destruiu parte da rotatória no sentido Cidade – Rubião Júnior e na região a Secretaria de Infraestrutura diagnosticou a existência de poças nos dois sentidos e duas novas galerias pluviais foram instaladas.
“Verificamos que nos dois lados da rotatória houve empoçamento de água das chuvas e decidimos realizar a instalação de duas novas galerias para reduzir o risco de acidentes naquele trecho e termos a drenagem necessária para evitar alagamentos, como o visto no passado”, destacou.
De acordo com o Secretário, a rotatória deve ser entregue em poucos dias, assim que for concluída a sinalização aérea e terrestre daquele trecho. Além disso, a Prefeitura aguarda a CPFL e as empresas de Telecomunicações concluírem os ajustes de seus cabos e fios no canteiro central. A CPFL já substituiu três postes e reforçou seus cabos de energia. Agora a Prefeitura espera as empresas de telefonia fazerem o mesmo.