02 de agosto, 2025

Últimas:

Botucatu: Obras de drenagem avançam na região da Floriano Peixoto

Anúncios

Drenagem urbana é um tema bastante importante em uma cidade e em Botucatu esse problema é diminuído com investimentos. Uma das maiores obras de macrodrenagem atualmente acontece na região da Rodoviária de Botucatu.

Devido ao entroncamento de dois rios na região e a extensa bacia hidrográfica, o local sofreu com fortes chuvas e alagamentos por muito tempo. A primeira etapa das obras de drenagem já foi concluída, com a implantação de muros de contenção em gabião e reconstrução da ponte na Avenida Vital Brasil, contemplada com a ampliação da seção hidráulica.

Anúncios

A obra agora avança para a Avenida Floriano Peixoto, onde a capacidade de vazão do canal será praticamente duplicada.

O que muita gente não sabe é que debaixo de uma das avenidas mais movimentadas da cidade passa o Córrego Água Fria. Para aumentar a capacidade de vazão dos dispositivos existentes, a Prefeitura está implementando um canal adjacente com aduelas (estruturas de pré-moldadas de concreto) de 4 metros de altura por 4 de largura, sob a Avenida Floriano Peixoto, o que vai ampliar a seção hidráulica e reduzir consideravelmente a possibilidade de represamento e enchentes na região da Rodoviária.

Anúncios

Por isso, a Avenida está interditada para o trânsito de veículos enquanto as novas aduelas são implementadas. Após a implantação destas estruturas de concreto, uma nova travessia será construída no local, possibilitando a liberação do trânsito.

Além do trecho da ponte, a Floriano Peixoto vai ganhar melhorias em drenagem urbana no trecho entre o cruzamento com a Rua Tiradentes (semáforo da Praça Anita Garibaldi) até o Pontilhão Arlindo Granado. As guias serão modernizadas, para melhorar a transição das águas pluviais, que serão encaminhadas para as caixas de captação reposicionadas.

Todas as obras de melhorias serão feitas por etapa, para evitar impactos no fluxo de veículos, já que o Floriano é uma via arterial com intensa circulação de veículos, transporte coletivo, e pedestres, desempenhando papel fundamental no escoamento de tráfego, na integração entre bairros, no acesso a centros comerciais, serviços e equipamentos públicos de grande porte, por estes motivos, a Prefeitura solicita que motoristas e motociclistas trafeguem com velocidade reduzida, respeitando a sinalização existente no local.

Fonte: PMB – Foto: Divulgação

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Prefeitura de Botucatu sancionou a Lei nº 6.774/2025, que cria regras para regularizar terrenos desdobrados (divididos) e construções...

Categorias