Anúncios
Ao longo do mês de outubro, todas as Unidades de Saúde de Botucatu irão desenvolver ações de prevenção e orientação sobre câncer de mama.
O “Outubro Rosa” botucatuense, campanha que difunde a importância da prevenção do câncer de mama, tem como principal ação um encaminhamento mais rápido de mulheres com mais de 40 anos, para realizarem o exame de mamografia junto ao Centro de Diagnósticos de Doenças de Mama.
Anúncios
“Realizamos durante o mês de setembro uma capacitação dos nossos profissionais sobre o rastreamento do Câncer de Mama. Dessa forma, eles estão ainda mais preparados para auxiliar as mulheres botucatuenses com orientações sobre a necessidade do exame de prevenção”, explica André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.
As mulheres interessadas em fazer o exame de mamografia devem procurar uma unidade de saúde e solicitar o encaminhamento para o Centro de Doenças da Mama. Desde o mês de abril deste ano, um convênio entre a Prefeitura e o Centro da Mama tem realizado aproximadamente 600 mamografias todos os meses. Além disso, mais 100 ultrassons e 180 ultrassons obstétricos são realizados mensalmente no Centro, de forma gratuita.
Anúncios
O investimento do Poder Público Municipal é de quase R$ 700 mil reais anuais.“Após assumirmos um trabalho, que até o inicio do ano era bancado pelo Governo do Estado para toda a região, conseguimos expandir o atendimento às mulheres botucatuenses e diminuir o tempo de espera pelo diagnóstico de doenças como o câncer de mama.
Que nossas mulheres aproveitem este serviço como forma de prevenção”, afirma o Prefeito Mário Pardini.
Neste mês de outubro, em caráter especial, o Centro da Mama está preparado para realizar até 1,5 mil mamografias.Em 2018, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que surgiram cerca de 57,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com quase 15 mil óbitos. O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de cura próxima a 100% e requer tratamentos mais simples.
Serviço:Secretária Municipal de Saúde Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores Telefone: 3811-1100