Anúncios
Não é raro encontrar pessoas que durante passeios pelas ruas encontrem plantas, flores e mudas e decidam arranca-las para levar para casa ou presentear alguém.
No último dia 26 de agosto, uma moradora do Jardim Paraíso, encontrou o jardim de sua casa danificado. Ao olhar o registro das câmeras de segurança, encontrou a autora do furto: uma senhora que passava pela calçada.
Anúncios
O Leia Notícias conversou com a dona do jardim que desabafou sobre o ocorrido.
“Eu me senti muito invadida, indignada mesmo com essa atitude! Pois se ela tivesse me pedido uma muda da planta eu não negaria, mas levar a flor assim foi muito revoltante. Há mais de dez anos moro nesta casa, sempre cultivando minhas plantas no jardim, lógico que algumas são mais frágeis e não aguentam, mas sempre vou até uma floricultura para obter tipos mais resistentes ao sol e chuva. E essa era uma Cymbidium e fazia uns três meses que tinha colocado no meu jardim. Tive o cuidado de colocá-la num local de menor intensidade de luz e chuva para protegê-la e agora ficou um buraco. Gostaria que a pessoa que fez isso, soubesse que me deixou muito triste com seu ato.”
O hábito, que muitas senhoras têm, divide opiniões. Há quem ache a atitude normal porém, o ato é considerado crime.
Anúncios
Caso você seja denunciado enquanto pega a muda, pode ser encaminhado a uma delegacia e detido de acordo com a lei de número 9605, de 1998. “Ela prevê sanções penais e administrativas de condutas que lesam o meio ambiente”, fala o advogado Émerson Tauyl, especializado em Direito Criminal e Civil, em entrevista para o UOL.
No artigo 49 da legislação, diz que “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia” pode render detenção de três meses a um ano e/ou multa.
Caso seja um crime culposo, em que o canteiro foi destruído sem intenção, a pena é de um a seis meses ou multa. “Mas é um crime de menor potencial ofensivo”, afirma o especialista.
Ou seja, vai depender de qual vai ser a interpretação do juiz sobre se você teve maldade em destruir uma planta ao pegar uma muda.
Leia Notícias