29 de janeiro, 2026

Últimas:

Botucatu: Morre João Marcos, ex-goleiro do Palmeiras, Grêmio e Seleção Brasileira

Anúncios

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 2 de abril, o ex-goleiro botucatuense João Marcos Coelho da Silva, aos 66 anos. O ex-atleta estava internado no Hospital das Clínicas de Botucatu para um tratamento de decorrente a complicações da saúde. 

O atleta teve sua trajetória retratada pelo livro “A maior de todas as defesas – a história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol”, de autoria do jornalista Érick Facioli e lançado em 2016.

Anúncios

Velório

O velório de João Marcos será no Complexo Funerário Orlando Panhozzi, em Botucatu, das 14h às 17 horas, restrito apenas aos familiares, em função das determinações do combate a pandemia de Covid-19.

Anúncios

O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Portal das Cruzes, em Botucatu.

História de sucesso e superação contra o vício

João Marcos Coelho da Silva é um dos muitos nomes de Botucatu que despontaram para o futebol. Viveu todo o sabor e dissabor de estar em evidência e defender equipes consideradas grandes. Foi, ao lado de Zé Maria, um dos poucos jogadores da região que tiveram o ápice ao vestir a camisa da seleção brasileira. Sua história, agora, é eternizada em livro.

Foi em Botucatu, sua terra natal, que o atleta teve seus primeiros contatos com o futebol. Após atuar pelo juvenil da Associação Atlética Botucatuense (AAB), transferiu-se ao Guarani, de Campinas. Foi o bugre quem o lançou ao futebol profissional. Suas atuações chamaram a atenção de clubes como o Noroeste, de Bauru, e posteriormente, chegaria a defender as camisas do Palmeiras- onde foi campeão do Torneio Seletivo Taça de Prata de 1981-; e finalmente o Grêmio, onde sagrou-se bicampeão gaúcho em 1985 e 1986.

O desempenho dentro de campo, além de defesas decisivas, levou João Marcos à consagração. Sete meses após ser bancado pelo técnico Rubens Minelli como titular da meta palmeirense, veio a primeira convocação para representar a seleção brasileira. Telê Santana, que comandara Pela seleção brasileira, acumulou convocações durante três anos seguidos. Atuou em uma única partida. Foi na vitória do Brasil diante do Uruguai por 1 a 0, em 1984.

O destino para muitos jogadores pode ser cruel. E se materializam, como enredos de novelas, com um fator crucial: lesões. Foi justamente uma grave lesão no ombro que fez João Marcos antecipar a aposentadoria, em 1986, aos 33 anos. Não seria mais possível atuar com a mesma eficiência embaixo das traves.

Nos anos seguintes, passou por problemas pessoais. Revelou, em 2010, durante o programa Terceiro Tempo, comando pelo jornalista Milton Neves, que sofreu com a dependência do álcool. Batalhou novamente para livrar-se do vício.

Atualmente o ex-goleiro vive em Botucatu. Está de volta às origens. Mantém o Projeto Gol Solidário, que atende a centenas de crianças, que têm a oportunidade de aprender por meio do futebol. O ex-goleiro também é olheiro do Palmeiras em cidades da região.

Com Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Vencedora do Prêmio Ouro de Inovação em Telecomunicações de 2026 com implantação na TPG Telecom na Austrália ...

Categorias