27 de dezembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Médicos e profissionais de Saúde do HC denunciam “fura-fila” na vacinação contra a Covid

Anúncios

Grupos de profissionais da Saúde do Hospital das Clínicas de Botucatu, que atuam diariamente com pacientes diagnosticados com Covid-19, estão denunciando que está ocorrendo “fura-fila” na vacinação da CoronaVac na unidade de Saúde.

O Jornal Leia Notícias recebeu diversas denúncias que médicos e professores aposentados da Unesp, profissionais de Saúde que não trabalharam na linha de frente do combate à Covid-19, foram vacinados.

Anúncios

O HC de Botucatu recebeu 4.400 doses para a vacinação dos profissionais, mas essa quantidade é menos da metade do necessário para atender exclusivamente aqueles envolvidos com atividades no complexo HC, que conta com número aproximado de 5 mil pessoas, pois serão vacinadas apenas 2.200 pessoas com esta remessa, recebendo a primeira e a segunda dose.

Em função dos problemas de fura-fila e insatisfação de profissionais da Saúde, a Superintendência do HC divulgou um comunicado interno, que foi enviado por profissionais ao Jornal Leia Notícias.

Anúncios

Neste comunicado, o HC confirma que o número de vacinas atual é insuficiente para atender os 5 mil funcionários, e que será feita lista de nomes dos profissionais que poderão ser vacinados.

A Superintendência encerra a nota dizendo que irá trabalhar para que não ocorra novos incidentes e pede calma para todos os envolvidos. “Esclarecemos que a Superintendência e esta Comissão estão trabalhando de forma intensa e não medirá esforços para que o restante deste processo ocorra sem novos incidentes. Solicitamos calma a todos os envolvidos de forma direta e indireta, uma vez que todos serão vacinados. Para isso, contaremos com o auxílio da Prefeitura Municipal de Botucatu e da Secretaria de Estado da Saúde de SP”.

Abaixo a íntegra do Comunicado do Hospital das Clínicas de Botucatu

COMUNICADO nº. 04/2021 – SHCFMB

A Superintendência do HCFMB e a Comissão de Avaliação e Indicação para o Uso da Vacina contra a COVID – 19 para os funcionários do Complexo HCFMB esclarecem alguns pontos debatidos amplamente pela comunidade de colaboradores e médicos do HC nos últimos dois dias, desde o início da vacinação contra a COVID – 19:

I. A vacinação realizada durante a solenidade, no dia 18/01, foi solicitada pelo cerimonial do governador João Doria Junior, incluindo algumas pessoas e os envolvidos no atendimento de pacientes COVID – 19 positivos;

II. Após a solenidade, foi iniciada a vacinação para os servidores do Pronto Socorro Referenciado – PSR e no dia seguinte (19/01) esta comissão foi formalizada e elaborou lista de prioridades iniciadas em 19 e 20/01;

III. A partir de hoje (20/01) foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde que o HC recebeu 4.400 unidades da vacina, para a aplicação da primeira dose (D1) e segunda dose (D2), atendendo, portanto, apenas 2.200 colaboradores neste momento. Este número é insuficiente para atingir todos os envolvidos com atividades no complexo HC, que conta com número aproximado de mais de 5 mil pessoas;

IV. Frente a essa informação, esta Comissão definiu alguns critérios para dar continuidade ao processo de vacinação, estabelecendo que hoje (20/01) será divulgada uma lista com cerca de 1.000 (mil) nomes, elaborada pela Diretoria de Assistência, de pessoas que deverão comparecer ao CRIE nos dias 21 e 22/01, das 7h às 21h para receberem a primeira dose;

V. Estão sendo convocados profissionais que tem atividades frequentes e prolongadas com pacientes que estejam ou possam estar com diagnóstico de COVID – 19.

VI. Nova lista com número semelhante de profissionais será divulgada amanhã (21) ou sexta-feira (22), com os nomes de quem deverá receber a primeira dose nos dias 25 e 26/01 também no CRIE, nos mesmos horários. Nesta lista deverão estar profissionais do Centro Cirúrgico, Hemodinâmica, Endoscopia, áreas não covid e multiprofissionais.

Posteriormente, teremos listas complementares até o encerramento desta fase, estimada para ocorrer na próxima semana.

Esclarecemos que a Superintendência e esta Comissão estão trabalhando de forma intensa e não medirá esforços para que o restante deste processo ocorra sem novos incidentes.

Solicitamos calma a todos os envolvidos de forma direta e indireta, uma vez que todos serão vacinados. Para isso, contaremos com o auxílio da Prefeitura Municipal de Botucatu e da Secretaria de Estado da Saúde de SP.



Agradecemos a compreensão,

Superintendência do HCFMB, 20 de janeiro de 2021.

Letícia Lastória Kurozawa

Presidente da Comissão e Responsável pelo CRIE

Prof. Assoc. Andre Balbi

Superintendente do HCFMB

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma pesquisa de opinião realizada nos últimos dias em Botucatu, que Leia Notícias teve acesso, aponta que o Prefeito...

Categorias