Anúncios
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, que atende mais de 70 cidades da região, tem sido referência no combate à Covid-19 e recebeu a liberação do Conselho Federal de Medicina (CFM) a prescrição da cloroquina para pacientes críticos ou não, porém ainda não há pesquisas que comprovem a eficácia do medicamento contra a doença.
Desta forma, o HCFMB informou que faz uso da cloroquina apenas em situações especiais, como uso compassivo, e em ensaios clínicos. O hospital é referência para casos graves de coronavírus em uma região com dois milhões de habitantes.
Anúncios
De acordo com o médico infectologista do Hospital das Clínicas de Botucaut, Dr. Alexandre Naime Barbosa, a posição do CFM é de que o médico pode prescrever se achar que terá benefício no uso compassivo, quando não há muito a se fazer, se a família ou o paciente concordar. “Cada médico deve decidir isso de acordo com a gravidade do caso, mas o uso não pode ser feito prioritariamente fora do ambiente de ensaio clínico.”
O HC da Unesp de Botucatu participa de pesquisas da Covid Brasil com a hidroxicloroquina, aplicada em três níveis de tratamento dos pacientes com coronavírus – ambulatório, enfermaria e internados em UTI. “Os resultados ainda não são definitivos, pois não temos o número suficiente de pacientes tratados para uma conclusão. Fora que é um estudo multicêntrico, não é só nosso, e será juntado com o resultado do Brasil todo. Assim que tivermos o resultado de 150 pacientes em nível nacional é que os resultados do medicamento na covid-19 serão avaliados”, disse Barbosa.
Anúncios
Até a noite desta sexta-feira, 1 de maio, segundo a assessoria do HCFMB, o Hospital teve 10 casos de pacientes curados de Covid-19, com alta hospitalar.
Leia Notícias – com informações Terra