29 março, 2024

Últimas:

Botucatu: Mais de 200 estudantes já procuraram fazer inscrição do Programa de Auxílio ao Estudante

Anúncios

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social [antiga Assistência Social], está com as inscrições do PAE – Programa de Auxílio ao Estudante, referente ao exercício de 2017, abertas desde o dia 16 deste mês. O PAE prevê a transferência de recursos financeiros da administração pública aos universitários que viajam para estudar em instituições de ensino superior fora de Botucatu.

Até esta segunda-feira (23), mais de 200 estudantes já haviam acessado o site www.botucatu.sp.gov.br/pae2017 para fazer a inscrição, que seguirá até o dia 27 deste mês. Além de preencher o formulário online, os interessados devem levar os documentos exigidos em edital até a sede do CREAS [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] para efetivar a inscrição. Cerca de 60 já haviam feito este procedimento completo.

Anúncios

Após concluído o processo de inscrição, o estudante passará por análise de documentação, avaliação socioeconômica e posterior classificação, que será realizada por uma comissão de classificação formada por representantes das secretarias de Negócios Jurídicos, Educação, Desenvolvimento Social e dois estudantes. 

Entre os critérios principais para se concorrer ao auxílio, o estudante deverá comprovar que: reside e domicilia em Botucatu há mais de um ano; está em seu primeiro curso de graduação; e possui uma renda familiar bruta mensal de, no máximo, R$3.000,00, correspondente a três salários mínimos do valor vigente no Estado de São Paulo, que hoje é fixado em R$ 1.000,00.

Anúncios

Vale lembrar que a lei 5.723/2015, de criação do PAE, prevê que 10% das vagas ainda sejam reservadas às pessoas com deficiência que atendam os critérios mencionados e comprovem a deficiência através de laudo médico. Outro detalhe importante é que os estudantes beneficiados em edições anteriores, deverão se inscrever e passar por todo o processo de seleção novamente caso queiram continuar a receber o auxílio financeiro do poder público municipal no ano de 2017.

“O PAE beneficia aqueles que se deslocam pra fazer sua primeira graduação, em cursos que não existam em Botucatu. Faz parte das políticas afirmativas da juventude dar acesso ao aluno que precisa estudar fora do município e tenha uma ajuda de custo para este transporte”, argumenta a secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Silvia Fumes Carvalho.

É o caso de Jair Pereira de Carvalho, de 26 anos, que cursa o último ano do curso de Engenharia Elétrica em uma universidade de Bauru e ainda tem que conciliar o trabalho durante o dia e a atenção com a filha de 1 ano. “Comecei nesse programa ano passado e me ajudou bastante a complementar a pagar [o transporte]. Se não fosse essa ajuda, seria perigoso até trancar a matrícula porque pesa um pouco no bolso”, afirma.

A previsão da Secretaria de Assistência Social é que os resultados, com os classificados aptos a receber o benefício do PAE em 2017, sejam divulgados publicamente no dia 20 de fevereiro.

Mais informações:

Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social

Rua Velho Cardoso, 338 –  Centro

Tel.: 3814-5181

CREAS – Botucatu

Silva Jardim, 395 – Centro

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias