26 fevereiro, 2024

Últimas:

Botucatu: Macaca é a mais votada e vence Leão em Projeto sobre Democracia com Eleição, na Escola Francisco Marins

Anúncios

Os alunos tiveram uma aula de democracia e cidadania ao participarem de uma eleição fictícia. 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Escritor Francisco Ferrari Marins, de Botucatu, realizou durante os meses de agosto a outubro, o projeto “Do Descobrimento a Democracia”.

Anúncios

Com a participação dos 571 alunos do 1º ao 5º ano, o projeto teve como objetivo aguçar a curiosidade e reforçar a cidadania nas crianças de modo a se tornarem mais observadoras e críticas.

Além de conhecer a história do Brasil e como cada um dos momentos é importante para a constituição da nação brasileira, os alunos tiveram uma aula de democracia e cidadania ao participarem de uma eleição fictícia, nos mesmos moldes de uma eleição real; com primeiro e segundo turnos, baseado no livro infantil “Eleição dos bichos” de Larissa Ribeiro e André Rodrigues.

Anúncios

A eleição, que no primeiro turno participaram quatro candidatos: Leão, Cobra, Preguiça e Macaca, e levou para o segundo turno o Leão e a Macaca, que obtiveram o maior número de votos: Leão, 28% e Macaca, 26%.

A eleição no segundo turno, realizada na quinta-feira, 27, a candidata Macaca levou a melhor e se consagrou vencedora do pleito com 56,5%, enquanto que o candidato Leão teve 43,5% dos votos.

De acordo com o aluno Davi Henrique de Almeida, do 5º ano D, a experiência da votação foi muito divertida e exigiu muita atenção nas propostas dos candidatos: “Eu li o que eles estavam dizendo que iam fazer e escolhi o que eu achei que era o melhor para os outros bichos”.

Para a diretora Erika Machado, a proposta do projeto foi plenamente alcançada, envolvendo alunos, famílias e a comunidade educativa.

Comunicação

Últimas

Categorias