Anúncios
Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, ocorrerá o lançamento da “Trilogia Dramática Latino-americana” na biblioteca do Senac de Botucatu. Durante o evento, os autores farão uma leitura dramática do texto “Cabo Polônio”, que compõe a coletânea. Após a leitura, haverá uma roda de conversa com os autores e Baga Defente, editor do livro. Em seguida, acontecerá a sessão de autógrafos.
A produção dos livros foi realizada em parceria com o NADA Studio Criativo, e o projeto contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu, por meio do Programa de Incentivo à Produção Artística (PIPA). No lançamento, o evento conta com o apoio do Senac de Botucatu, de sua biblioteca e da bibliotecária Tânia Peres.
Anúncios
Os livros podem ser adquiridos no evento de lançamento, diretamente com os autores ou no site da editora NADA ∴ Studio Criativo, por meio do link: https://nada.art.br/produto/trilogia-dramatica-latino-americana/
SOBRE O LIVRO
Anúncios
A “Trilogia Dramática Latino-americana” é um conjunto de três textos dramatúrgicos frutos da parceria entre Elias Pintanel e Johnny Faustino. Ambientadas cada uma em um único cenário, as três obras reúnem histórias intensas, personagens complexos e reflexões profundas.
Com visíveis influências do cinema latino, os textos transportam o público para universos emocionantes e provocativos, revelando a capacidade de adaptação dos autores ao explorarem novas possibilidades criativas durante a pandemia de covid-19.
Além dos três livros, cada qual com sua peça, o box também inclui um encarte contendo propostas de atividades pedagógicas voltadas para alunos do Ensino Médio e Iniciação Teatral. Inclusive, dos 150 boxes da 1ª tiragem, 50 foram doados para escolas e bibliotecas da rede pública regional.
Patagônia
A ação de Patagônia começa em um banco de uma pequena praça. Estamos em um hospital. O cenário ganha novas cores conforme as conversas revelam os medos, as esperanças e os segredos das personagens. O texto proporciona uma reflexão sobre vida, amor, perda e nascimento por meio de diálogos ricos — ora com humor, ora com profundidade — e, acima de tudo, humanos. Bem-vindo à Maternidade.
Cabo Polônio
Em Cabo Polônio, estamos em uma sala de casa-acampamento em Cabo Polônio, Uruguai.
A casa é modesta, cheia de móveis antigos, roupas, materiais de caça e pesca. Ricardo e Paulo se encontram frente ao luto e constroem uma narrativa tingida por revelações inesperadas e confrontos emocionais, conforme os irmãos mergulham no passado em busca de respostas. A peça questiona os limites da reconciliação e, principalmente, da confiança. Às vezes é difícil engolir a carne do leão-marinho.
Formosa
Formosa se passa em um modesto restaurante em Foz do Iguaçu/PR que serve PF a preço bem popular. Na frente do bar fica uma praça que tem alguns brinquedos para crianças. Conforme Lívia e Luiza discutem o destino de Clarinha, é possível notar o tensionamento entre liberdade e responsabilidade, amor e ressentimento. O diálogo revela um retrato sensível de dois mundos colidindo frente aos laços da família, questionando o futuro e a busca pela identidade. O garçom traz uma cerveja e dois pastéis.
OS AUTORES
Os autores Elias Pintanel e Johnny Faustino são experientes dramaturgos, atores e arte-educadores que, sempre em busca de desafiar seus próprios limites artísticos, desenvolvem projetos que investigam as situações dramáticas, o encontro das palavras e a interação com o público. Além dos textos aqui presentes, a dupla também escreveu a “Trilogia Cômica Latino-americana” e “A Queda de Jabaculê”, ambas escritas em 2022.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO TEATRAL NOTÍVAGOS BURLESCOS
Os autores são membros da Associação Teatral Notívagos Burlescos, criada na cidade de Botucatu em 2002, com o objetivo de oferecer novas alternativas de teatro para a cidade e região, engajando-se na produção artística local e proporcionando oficinas formativas na linguagem teatral.
Desde sua criação, a associação produziu mais de 30 espetáculos, sendo agraciada com diversas premiações. Além disso, contribuiu para a formação de centenas de pessoas, muitas das quais se profissionalizaram e hoje atuam no teatro, televisão e audiovisual, em produções locais, em outros estados do país e até mesmo no exterior.
Atualmente, em sua nova gestão, a organização continua comprometida com o fomento do teatro na região, oferecendo oficinas formativas de iniciação à linguagem teatral e produzindo espetáculos.
SOBRE A EDITORA
O Nada é um estúdio criativo — híbrido de ateliê de criação multimídia, produtora cultural & editora independente — criado em 2006 pelo poeta, editor & artista-etc. Baga Defente. localizado em Botucatu/SP desde 2012, o estúdio foi concebido com foco em produção audiovisual, mas, ao longo dos anos, incorporou artes gráficas, escrita criativa, produção cultural e projetos editoriais à sua lista de serviços.
Serviço:
🗓️Quando: 13/12, quarta-feira
⏰Horário: Das 19h às 21h
🏢Local: Biblioteca do Senac Botucatu – End: R. Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista
💰Entrada gratuita
📋Classificação: Livre
Ação Realizada com Recursos do Fundo Municipal de Cultura através do PIPA – Programa de Incentivo à Produção Artística, edital 01/2022 da Secretaria de Cultura de Botucatu.