Anúncios
As indústrias que compõem a regional de Botucatu do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) voltaram a apresentar desempenho negativo no nível de emprego em novembro.
Os dados constam no levantamento mensal divulgado na última sexta-feira, 14, pelas duas entidades representativas do setor.
Anúncios
A retração analisada foi de 1,20%, representando o fechamento de 400 vagas de trabalho, motivadas pelos setores de manufaturamento de madeira (-17,19%), produtos minerais não metálicos (-2,70%) e produtos alimentícios (-2,40%). Os números são reflexos das últimas demissões provocadas por grandes empresas, como a Duratex, que no final de novembro demitiu 127 funcionários com a suspensão da produção por tempo indeterminado.
Contrapondo com o cenário negativo, alguns setores apresentaram maior abertura de vagas, com as empresas do setor de vestuário e calçados (3,09%), veículos automotores e autopeças (1,28%) e celulose e papel (0,99%).
Anúncios
No acumulado do ano, o indicador de emprego na indústria – que antecede as estatísticas gerais fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – apresentou crescimento de 0,73%, ou seja, 500 novos postos de trabalho nas linhas de produção.
Já no comparativo dos últimos doze meses, o levantamento do Ciesp e da Fiesp mostram retração na empregabilidade das indústrias da região. Isso porque há uma retração de 500 vagas de trabalho, queda de 1,44%.
Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa regional do Ciesp, estão além da sede Botucatu, os municípios de Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outros.
Fonte: Flávio Fogueral / Jornal Leia Notícias