19 de novembro, 2024

Últimas:

Botucatu: Idosa recebe moeda falsa como troco

Anúncios

Uma idosa recebeu como troco uma moeda falsa de R$ 1,00 no comércio de Botucatu. De acordo com a denúncia, passada ao Leia Notícias pelo filho da vítima, o design gráfico, de 44 anos, Edil Gomes – que é colecionador de moedas – há várias moedas falsas circulando pela Cidade.

“Dá para ver que os detalhes são diferentes, colocando ao lado duas moedas do mesmo modelo. Os falsificadores se aproveitam porque existem várias moedas comemorativas circulando, principalmente as das olimpíadas. Quando uma pessoa pega uma moeda falsa acaba repassando para frente, principalmente porque o valor é baixo”, relatou Edil, que explicou que esta moeda é uma falsificação da comemorativa aos 40 anos do Banco Central, e que foi colocada em circulação em 2005.

Anúncios

“Para um colecionador tirar a prova que é falsa existem alguns detalhes evidentes da fabricação, mas o principal é o peso. As falsas são mais leves, pois são feitas em outros metais”, completou o colecionador. No início do mês comerciantes denunciaram duas jovens que passaram notas de R$ 100 falsas no comércio. A fraude tem ocorrido com notas de outros valores e moedas.

“Diferente das cédulas, as moedas, por serem de valor muito baixo, somente quando uma grande quantidade delas são colocadas em circulação, ou através de uma denúncia, é que acabam sendo descobertos onde são fabricadas”, explicou Edil Gomes.

Anúncios

Segundo a lei, falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime, com pena que varia de três a 12 anos de prisão e multa. Quem repassa o dinheiro falso também responde pelo crime e pode pegar até 2 anos de detenção.

Fonte: Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Guidewire apresenta o lançamento do Las Leñas para ajudar a otimizar o gerenciamento de sinistros e aumentar a agilidade em...

Categorias