15 de junho, 2024

Últimas:

Botucatu: HC integrará Projeto do Ministério da Saúde para Emergências

Anúncios

No final de 2022, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi indicado para participar do Projeto “Lean nas Emergências”, iniciativa do Ministério da Saúde com o objetivo de aprimorar a gestão de serviços de urgências e emergências de hospitais públicos do Brasil.

A filosofia de gestão Lean, utilizada no Projeto, é inspirada em um sistema de produção desenvolvido no Japão após a 2º Guerra e se apropria de princípios e técnicas operacionais para reduzir o desperdício de recursos, melhorar a qualidade e a maximização do valor entregue ao cliente. No âmbito da saúde, a metodologia Lean Healthcare tem como objetivo reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento.

Anúncios

Iniciado nacionalmente em 2017, o Projeto Lean nas Emergências é executado, de forma colaborativa, pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A BP será a instituição que fará o acompanhamento e a implementação do Projeto Lean junto ao HCFMB e, entre os dias 20 e 21 de dezembro, o Hospital recebeu a primeira visita de representantes da BP para o Projeto, que puderam coletar dados para o Diagnóstico de Demanda e de Capacidade da Instituição.

Anúncios

Estiveram presentes, representando a Beneficência Portuguesa, a Especialista de Processos Bruna Andrade Coghi e os Médicos Consultores Dr. Vinicius Menezes e Dr. Marcos Vasquez, que foram recebidos pelo Chefe de Gabinete no exercício da Superintendência do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; pela Diretora de Assistência à Saúde, Dr.ª Silke Anna Theresa Weber, pela Gerente de Relacionamento e Internações, Janaina Cristina Celestino Santos; pela Gerente de Enfermagem do Núcleo de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos, Tatiane Roberta Fernandes Teixeira; pelo Coordenador de Enfermagem das Unidades Críticas, Ricardo Eugenio Maranzatto e pela Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Juliana da Silva Oliveira.

Dr.ª Silke comenta que, nos próximos 6 meses, serão desenvolvidas atividades de planejamento e análise, a fim de gerar indicadores que darão base para a implantação de melhorias. “Para o HCFMB, ser escolhido para participar de um projeto tão importante como este é uma grande honra, pois mostra a relevância da instituição a nível regional. Esta metodologia irá ajudar, ao longo do ano, no aperfeiçoamento da assistência, contribuindo para o atendimento cada vez mais eficaz e humanizado de nossos pacientes”.

Em nome do HCFMB, Dr. José Carlos agradeceu o convite da BP para participar do projeto. “A adesão ao projeto consolida a expansão do atendimento e as ações de melhoria para a assistência do HCFMB. Obrigado pela oportunidade”, finaliza.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na manhã desta sexta-feira, 14, a Polícia Civil realizou uma operação policial no Condomínio Cachoeirinha 2, em uma ação...

Categorias