27 de dezembro, 2024

Últimas:

Botucatu: HC e FMB emitem nota sobre caso de agressão no Hospital, lamentam atitude de presidente da Cremesp e afirmam que “solução está sendo construída”

Anúncios

Em uma nota conjunta, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) divulgam esclarecimento sobre a entrevista da presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Irene Abramovich, que relatou que estava preocupada com um episódio de agressão de um médico residente, no HC, no final do ano passado.

Na nota divulgada nesta sexta-feira, 27, o HC e a FMB informaram que foi avançada a resolução da situação e “Lamentamos que ao invés de se juntar a nós para compartilhar as ações voltadas a amparar os residentes e garantir a melhoria do atendimento à população, a presidente tenha escolhido procurar a imprensa e divulgar fatos já anacrônicos e cuja solução está sendo construída”, diz um trecho da nota.

Anúncios

O HCFMB e a FMB completaram a nota, assinada pela Diretora da FMB/Unesp, Professora Associada Maria Cristina Pereira Lima, e pelo Superintendente em exercício do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho. “Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo e nosso empenho para assegurar a segurança dos residentes, profissionais de saúde e pacientes no âmbito dos serviços de saúde. Estaremos sempre à disposição daqueles que, de maneira efetiva, se dispuserem a contribuir para avanços e melhorias que resultem em melhorias contínuas nas condições de trabalho e de formação em nossas instituições”.

Confira abaixo a nota:

Anúncios

“Cumpre-nos informar que, em situações distintas, dois pacientes insatisfeitos com o atendimento agrediram os médicos que lhes prestavam assistência nas dependências do Hospital das Clínicas.

Prontamente, os setores pertinentes da FMB e do HCFMB entraram em ação para prestar toda assistência aos profissionais e adotar medidas para aprimorar o fluxo de atendimento, melhorar as condições de trabalho e evitar que fatos lamentáveis como os ocorridos voltem a ocorrer no âmbito das nossas instituições.

Os residentes entraram em contato com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e relataram o episódio. Logo em seguida, em 28 de dezembro, foi promovida uma reunião para aglutinarmos esforços. Além das ações já previamente efetivadas por nossas Instituições (FMB E HCFMB), foram adotadas as seguintes medidas:

1) Conclusão do Protocolo de Normas e Condutas contra agressão no Complexo HCFMB;

2) Visita da equipe de Segurança do Trabalho ao Pronto Socorro Referenciado (PSR) juntamente com a equipe de Controle de Qualidade e do Núcleo de Assistência Administrativa, que verificaram a situação e propuseram ações para melhorar o fluxo e o espaço físico;

3) Plano de melhoria do acesso dos pacientes aos médicos nas chamadas para atendimento.

Portanto, como combinado, a FMB e o HCFMB avançaram na resolução desta situação, e, ficou pré-agendada uma reunião para a manhã de hoje (27/01) com a presidente do CREMESP, para relatarmos o andamento das providências. Em consulta à secretária do CREMESP, na segunda feira, 23 de janeiro, recebemos a notícia de que ela não poderia estar conosco.

Lamentamos que ao invés de se juntar a nós para compartilhar as ações voltadas a amparar os residentes e garantir a melhoria do atendimento à população, a presidente tenha escolhido procurar a imprensa e divulgar fatos já anacrônicos e cuja solução está sendo construída.

Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo e nosso empenho para assegurar a segurança dos residentes, profissionais de saúde e pacientes no âmbito dos serviços de saúde. Estaremos sempre à disposição daqueles que, de maneira efetiva, se dispuserem a contribuir para avanços e melhorias que resultem em melhorias contínuas nas condições de trabalho e de formação em nossas instituições.

Atenciosamente,

Professora Associada Maria Cristina Pereira Lima

Diretora FMB/Unesp

Dr. José Carlos Souza Trindade Filho

Superintendente em exercício do HCFMB”

Talvez te interesse

Últimas

Planejar a carreira para 2025 requer foco em adaptabilidade e aprendizado contínuo. A especialista Ana Guimarães, diretora de Operações do...

Categorias