29 março, 2024

Últimas:

Botucatu: HC de Botucatu criará Unidade de Cuidados Intermediários da Covid para amenizar ocupação de UTI, que está em 100%

Anúncios

Após chegar à sua capacidade total de ocupação em leitos de terapia intensiva (UTI) exclusivos para covid-19, a superintendência do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) anunciou a criação de uma Unidade de Cuidados Intermediários. Decisão ocorreu neste domingo, 17 de janeiro, quando as 30 vagas se esgotaram.

Por meio de nota oficial, o HCFMB – unidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), salientou que serão utilizados leitos de enfermarias onde serão internados pacientes que precisam de cuidados específicos e que que aguardam leito de UTI. Também foi anunciada a reabertura imediata do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), onde serão atendidos pacientes portadores de outras patologias (covid negativos).

Anúncios

Conforme o hospital, originalmente estão disponíveis 24 leitos mantidos pelo Ministério da Saúde e 6 leitos mantidos com recursos próprios do HCFMB. “Essas medidas visam facilitar o fluxo de pacientes na nossa UTI COVID, gerando uma maior rotatividade de vagas. Seguiremos as orientações da CROSS e da DRS VI Bauru caso não consigamos disponibilizar leitos de UTI-COVID mesmo com estas medidas”, salientou o superintendente André Balbi.

Além das vagas em terapia intensiva, o hospital ainda disponibiliza 50 vagas em enfermarias exclusivas para covid-19, sendo que a ocupação neste domingo (17) é de 30 vagas. Ao todo, 60 pessoas de todo o Estado estão internadas na unidade. Há uma fila de 16 pacientes  positivos para covid-19 esperando por alocação no hospital visando tratamento.

Anúncios

Leia a nota oficial emitida pelo HCFMB

Frente ao fluxo intenso de internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19 vindos de todas as cidades que compõem a DRS VI Bauru nos últimos dias, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), instituição reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo como hospital referência para tratamento de casos graves da COVID-19, comunica que atingiu hoje sua ocupação máxima nos leitos de UTI COVID.

A UTI COVID do HCFMB é formada por 24 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde e 6 leitos mantidos com recursos próprios do HC, que contarão com o aporte financeiro da Secretaria de Estado da Saúde enquanto aguardamos a resposta dos pedidos de habilitação destes leitos. Desta forma, não temos mais condições viáveis para a abertura de novos leitos de UTI COVID.

Diante desta situação, medidas internas serão tomadas a partir de hoje, para garantir toda a assistência necessária à população abrangida pelo HCFMB.

Dentre outras medidas, estão a criação de uma Unidade de Cuidados Intermediários para COVID-19, utilizando leitos das enfermarias do HCFMB, onde serão internados pacientes que precisam de cuidados específicos e que que aguardam leito de UTI, além da reabertura imediata do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), onde serão atendidos pacientes portadores de outras patologias (covid negativos).

Essas medidas visam facilitar o fluxo de pacientes na nossa UTI COVID, gerando uma maior rotatividade de vagas. Seguiremos as orientações da CROSS e da DRS VI Bauru caso não consigamos disponibilizar leitos de UTI-COVID mesmo com estas medidas.

Todas estas ações serão comunicadas oficialmente à DRS VI Bauru e à Secretaria De Estado da Saúde, para que possamos garantir recursos financeiros suficientes neste momento sem desequilibrar ainda mais o financiamento do HCFMB.

Neste momento crítico, contamos e agradecemos o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Botucatu, demais cidades do Polo Cuesta, da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Famesp, da DRS VI Bauru e da Secretaria de Estado da Saúde.

O HC reitera seu compromisso em promover atendimento digno e de qualidade a todos os pacientes neste momento.

Por fim, pedimos a todos que mantenham os cuidados essenciais, como o uso de máscara, álcool gel e que evitem aglomerações. Com essas medidas, cuidamos da nossa saúde e do próximo. A conscientização é o nosso maior apoio neste momento.

Atenciosamente,

André Luis Balbi

Superintendente do HCFMB

Notícias Botucatu

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias