Anúncios
A Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos de Botucatu, confirmou na quinta-feira, 29, que a Guarda Civil Municipal já está equipada com um novo decibelímetro, instrumento que será usado para medir fontes de emissão de barulho em ocorrências de perturbação do sossego na cidade.
“Compramos o equipamento há alguns meses e fizemos a sua regularização e certificação junto a órgãos de fiscalização como o Instituto Nacional de Metrologia e agora já estamos aptos a medir fontes de barulho na cidade”, confirmou o secretário Marcelo Emílio.
Anúncios
A estreia oficial do equipamento foi nesta quarta-feira, quando uma equipe da GCM esteve atendendo a uma determinação da Justiça para medir fontes de poluição sonora em uma igreja e em uma lanchonete da cidade.
“Atendemos a um pedido formulado pela Justiça de Botucatu que nos orientou a apurar a emissão de barulho em dois locais, uma igreja e uma lanchonete. Fizemos a medição dos sons e vamos apresentar o relatório para a Justiça”, disse o Inspetor e comandante da Guarda Destro.
Anúncios
Antes de o equipamento ser certificado no Inmetro e ser colocado em serviço, a GCM treinou 2 agentes da equipe para manusear o decibelímetro, conforme anunciou o comandante da Guarda.
QUEIXAS
As ocorrências de perturbação do sossego são as maiores queixas de segurança na Cidade. Desde o inicio do ano até meados de Agosto, foram registrados cerca de mil ações feitas pela GCM
“Só em julho foram 127 registros e em junho 214 ações atendidas pelos GCMs em diversos pontos da cidade. Atualmente os maiores problemas estão em chácaras e ranchos que são alugados para festas. Nos últimos dias tem aumentado a reclamação no Rio Bonito”, informou Destro.
O Comandante da GCM destacou ainda que vem diminuindo as reclamações contra festas em republicas universitárias, que até bem pouco tempo eram os principais focos de emissão de barulho e perturbação do sossego.
“As reclamações contra festas em republicas estão diminuindo graças a um trabalho feito todo inicio de ano pela Guarda na Unesp, durante a recepção de estudantes e também pelo trabalho feito pelo Dr. Marcos Mores, na Vila dos Lavradores”.
ESCAPAMENTOS
O comandante da GCM informou que o decibelímetro será utilizado também no combate a fontes de barulho em escapamentos de motos. Botucatu está mobilizando as forças de segurança e instituições educacionais, para conscientizar os motociclistas a deixarem de alterar os escapamentos de motos.
A PM e a GCM estarão em breve recolhendo motos e aplicando multas, devido à alteração de característica original de veículos.
Nos últimos tempos os motociclistas estão instalando em seus escapamentos ‘apitos’ que emitem barulho irritante e tem aumentada reclamação de comerciantes e comerciários dos centros comerciais.
Fonte: Notícias Botucatu e Botucatu Online