26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Grupo faz manifestação em Botucatu pedindo rigor na apuração de denúncia de assédio envolvendo Fernando Cury

Anúncios

Um grupo de manifestantes pediu rigor na apuração quanto a denúncias de assédio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) envolvendo o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania).

O ato ocorreu na noite desta segunda-feira, 21 de dezembro, em frente à Câmara Municipal de Botucatu. Cerca de 20 pessoas, em sua maioria mulheres, pediram que fosse instalado rapidamente procedimento do Conselho de Ética para apurar as denúncias.

Anúncios

Anúncios

A manifestação ocorre cinco dias após a sessão extraordinária que analisaria o orçamento paulista para 2021. Durante a reunião, a deputada do PSOL conversava com o presidente da Alesp, Cauê Macris, quando Fernando Cury se aproximou por trás, vindo a colocar e manter as mãos na lateral da parlamentar, na altura dos seios. O ato foi gravado pelas câmeras instaladas no plenário que faziam a transmissão ao vivo, na madrugada de quinta-feira, 17 de dezembro.

O ato foi repudiado imediatamente por Isa Penna, que subiu horas depois à tribuna da Alesp para denunciar o caso. Na sequência, Cury também aproveitou o espaço para se desculpar pelo ato e dizer que não tinha intenção do ocorrido. Mesmo assim, a atitude levou a denúncia, causando repercussão nacional. A Câmara dos Deputados aprovou moção de apoio à parlamentar e o Cidadania, partido do deputado, instaurou procedimento em seu Conselho de Ética, suspendendo o botucatuense de qualquer atividade dentro da legenda. Há a possibilidade de expulsão do Cidadania.

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, a Comissão de Ética da Alesp conseguiu o quórum necessário para instaurar processo ainda no recesso parlamentar.

O deputado Campos Machado assinou documento que solicita a abertura, em 7 de janeiro, das apurações. Se for condenado, Fernando Cury pode até perder o mandato.

Ainda nesta segunda-feira, o Conselho Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres emitiu nota oficial, classificando o ato como inaceitável.

“O assédio é inaceitável em todos os espaços. Precisamos corrigir as desigualdades de direitos que nós mulheres sofremos. O Conselho de Políticas para as Mulheres de Botucatu repudia os atos do deputado Fernando Cury contra Isa Penna”, salienta o documento.

Nota
O assédio é inaceitável em todos os espaços. Precisamos corrigir as desigualdades de direitos que nós mulheres sofremos. O Conselho de Políticas para as Mulheres de Botucatu repudia os atos do deputado Fernando Cury contra Isa Penna.

Publicado por Conselho Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres em Segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Flávio Fogueral – Jornal Leia Notícias

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias