05 de julho, 2025

Últimas:

Botucatu: Governador divulga corte de recursos para a construção de posto de saúde no Maria Luíza

Anúncios

O Governador do Estado, João Doria (PSDB), cor­tou recursos para a cons­trução de uma unidade de saúde em Botucatu, na região do Jardim Ma­ria Luiza, no setor sul da Cidade. No Estado foram centenas de municípios e na região, além de Botu­catu, os cortes atingiram cidades como São Ma­nuel, Conchas, Barra Bo­nita, Águas de São Pedro, Dois Córregos e Mineiros do Tietê, entre outras ci­dades. O investimento em Botucatu era de R$ 1,5 milhão.

O financiamento seria para a construção de um posto de Saúde no Jardim Santa Maria e também o custeio dessa nova uni­dade, em programas de saúde. Os cortes foram divulgados no dia 1º de fevereiro, baseado na resolução de convênios firmados no exercício de 2018. A Portaria dos cor­tes de investimentos foi feito pela Secretaria da Saúde, no dia 31 de janei­ro. Os cortes atingiram cidades de médio e pe­queno porte. De acordo com o decreto, o motivo foi “a necessidade de ra­cionalização e otimização dos recursos públicos dis­poníveis, para maior efici­ência na execução de po­líticas públicas, programa e ações de governo, com qualificação do gasto pú­blico, bem como as res­trições orçamentárias e financeiras impostas pela legislação em vigor e a atual conjuntura econô­mica”.

Anúncios

O Prefeito Mário Par­dini (PSDB) não gostou de saber do corte de ver­ba para a construção da unidade de saúde e vai ter um encontro com o Governador do Estado na próxima quinta-feira, onde o assunto será colo­cado em pauta. O encon­tro estava anteriormente agendado pelo Prefeito para tratar de vários as­suntos pendentes e o posto de saúde vai ser in­cluído na pauta.

A decisão do governa­dor vai impactar negati­vamente nos planos de melhoria no atendimento que estava sendo plane­jada pela Administração Municipal para atender aquela região, que é uma das que mais cresce na ci­dade. Na região do Maria Luiza, a Prefeitura de Bo­tucatu está construindo, com recursos próprios, uma escola em período integral, que deve ser inaugurada neste ano.

Anúncios

Além dos recursos para a construção, a Secreta­ria de Saúde do Estado cortou ainda verbas para projetos de prevenção e promoção à saúde. On­tem, a Prefeitura emitiu uma nota para o Jornal Leia Notícias referente ao problema, informando que vai buscar reverter à situação. “A Secretaria de Saúde esclarece que já tomou conhecimen­to dos cortes anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo e que fará agendas para tratar o tema e buscar soluções para reverter a situação”.

Leia abaixo a íntegra da nota emitida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ao Jornal Leia Notícias:

“A Secretaria de Estado da Saúde realizou estudo detalhado de convênios firmados durante a gestão anterior e identificou que o limite orçamentário para pagamento em 2019 não foi respeitado. Ou seja, os repasses prometidos pela administração antecessora foram feitos sem qualquer garantia financeira, por isso foram cancelados pelo atual governo.

A medida também inclui convênios que já tiveram pagamentos iniciais liberados pela administração anterior.

Está é a terceira vez em pouco mais de um mês de trabalho que a atual gestão é obrigada a tomar medidas responsáveis em relação a convênios firmados no apagar das luzes, sem previsão orçamentária ou fonte de recursos prevista. A responsabilidade no uso do dinheiro público pauta todas as ações do atual governo, que jamais cede a partidarismos ou critérios subjetivos.

Todos os acordos cancelados serão revistos de forma estritamente técnica pela Secretaria da Saúde e, posteriormente, rediscutidos sob total transparência com as prefeituras e de acordo com a realidade orçamentária do Estado

É dever do bom governante agir de maneira responsável e transparente com o dinheiro público. O atual governo prioriza as necessidades reais da população, ao invés de criar ilusões que atendam apenas a interesses políticos e eleitoreiros sem que haja dinheiro em caixa para cumprir acordos firmados em meio a campanhas eleitorais.”

 

LEIA MAIS: Botucatu: Estado emite nota sobre corte de R$ 1,5 milhão para a Cidade e diz que o governo Márcio França fez promessas sem garantia financeira

 

Jornal Leia Notícias por Haroldo Amaral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias