Botucatu ganha novo espaço para especialidades e emergências odontológicas

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta quinta-feira (1º de dezembro) as novas instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) dentro do prédio do extinto FUSS (Fundo Social dos Servidores da Unesp), localizado Rua João Butignolli, 152, no distrito de Rubião Júnior. Ele permitirá a oferta de melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto aos usuários.

Neste mesmo local funciona agora o Pronto Socorro Odontológico. Esse novo serviço permitirá que o Município passe a atender gratuitamente as emergências odontológicas, de segunda a sexta-feira, das 17 às 21 horas. Tudo isso foi possível de ser realizado graças à celebração de um convênio com a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar).

“A Famesp completou 35 anos de existência, sempre participando de projetos de pesquisa e assistência, seja junto ao HC ou outras unidades de saúde. Por isso não podíamos deixar de participar de mais este projeto. Conseguimos nesta parceria com o Município manter o serviço e os profissionais e tenho certeza que ele vai dar certo”, diz o presidente da Famesp, Prof. Dr. Antonio Rugulo Júnior.

Além do prédio, a Famesp cedeu seis cirurgiões dentistas, dois auxiliares de consultório dentário e dois auxiliares de serviços gerais. Já a Prefeitura disponibilizará 13 cirurgiões dentistas e quatro auxiliares de consultório dentário.

O CEO garantirá atendimento nas áreas de endodontia, cirurgia bucal, diagnóstico bucal, raio-x panorâmico digital, periodontia, ortodontia preventiva e pacientes especiais. Vale lembrar que o CEO atende pacientes encaminhados pelos postos de saúde do Município.

Odontologia pública de qualidade

O atendimento na nova sede coloca seis consultórios modernos à disposição da população, com a possibilidade de, futuramente, a Secretaria de Saúde ampliar para oito consultórios. O CEO chega a realizar cerca de 18 mil procedimentos/ano, mas a meta é aumentar esse volume.

“Assim poderemos passar no futuro de CEO II para CEO III, o que nos garantirá mais recursos pelo Ministério da Saúde e, assim, também ampliar o número de dentistas”, argumenta Dr. Luiz Eduardo Ferrari (Zizo), um dos coordenadores Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos conquistando uma das metas traçadas no inicio do governo do prefeito João Cury. Hoje podemos entregar uma odontologia pública à altura do que a população merece.  Poucas cidades do Estado possuem uma estrutura como a nossa”, completa Dr. Hélio Bissacot, também coordenador da Saúde Bucal.

“As inaugurações são muito importantes, principalmente quando elas proporcionam qualidade de vida à população. Além de melhorar a assistência, estamos oferecendo local e condições adequadas à nossa equipe. É através dessas parcerias que conseguimos construir cada vez mais situações melhores de assistência à saúde nossa população”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira.

Diálogo e compromisso

Em seu discurso, o prefeito João Cury Neto, valorizou as parcerias construídas ao longo destes oito anos de sua gestão à frente da Administração Municipal e que foram fundamentais para alavancar os serviços de saúde públicos em Botucatu, anteriormente desarticulados. Para o Chefe do Executivo, as novas instalações do CEO e a implantação do PS Odontológico são frutos de muito diálogo, investimento e manutenção dos compromissos assumidos com o povo.

“Este é um projeto que estava no nosso programa de governo, em 2008, de expandir o horário convencional para que a população pudesse ser atendida em situações de emergência. Havendo maior demanda, a Prefeitura pode estudar ampliar no futuro o horário do PS Odontológico ou das próprias unidades de saúde”, afirma.

“A abertura deste novo serviço também foi um grande desafio porque, com o fechamento do FUSS, muitos destes profissionais, que agora estão conosco, estariam sem emprego. Algo semelhante fizemos quando o Hospital do Bairro estava para fechar e assumimos a responsabilidade de recolocação dos profissionais que lá trabalhavam. Isso é uma questão de princípio do nosso governo”, completa o prefeito.

Saúde Bucal em números

Hoje o Município conta com 37 dentistas, 13 deles especialistas. Além de mais 30 auxiliares de consultório dentário, que juntos realizam mais de 60 mil procedimentos anuais pelos postos de saúde. Vale ressaltar que, além dos procedimentos nos consultórios dos postos, a Secretaria de Saúde promove palestras nas escolas e creches sobre Saúde Bucal e chega a distribuir, por ano, mais de 35 mil escovas e cremes dentais aos alunos do Município.

A antiga unidade do CEO funcionava junto a Unidade de Saúde Central (CSI), no Bairro Alto. Com esta transferência, a Secretaria de Saúde planeja promover adequações no prédio do posto com objetivo de ampliar os serviços à população daquela região da Cidade.

CEO – Dr. Walter Chaguri

O Centro de Especialidades Odontológicas recebeu o nome do Dr. Walter Chaguri. Conceituado dentista, filho de libaneses, nasceu na cidade de Pirambóia (SP), mas construiu toda sua vida profissional em Botucatu, onde ajudou a fundar, em 1955, a Associação Odontológica de Botucatu, atual APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas)-Regional Botucatu. Em agosto de 1995, com 70 anos de idade e 42 dedicados à profissão parou de clinicar devido a problemas de saúde. Faleceu em  Botucatu no dia 16 de maio de 2010, aos 84 anos.

“Meu pai teve uma vida de sacrifícios. Por isso eu e minha família ficamos agradecidos pela indicação do nome do meu pai. Esse reconhecimento público é muito gratificante. Há seis anos trabalho no CEO então este novo prédio também será minha nova casa ao lado dos meus colegas. O que a gente quer é uma equipe forte e unida e que preste um serviço de qualidade à população”, discursou Walter Luiz Chaguri, cirurgião dentista e filho do homenageado.

Serviço

Centro de Especialidades Odontológicas / PS Odontológico

Rua João Butignolli, 152 – Rubião Júnior

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Scroll Up