Anúncios
Em meio às reflexões e discussões que o Dia Internacional da Mulher promove, há o importante debate acerca da presença feminina no mercado de trabalho e o incentivo à equidade de gênero. E, na Arcos Dorados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, esse tema também é prioritário dentro da gestão e do desenvolvimento de pessoas. Desde a criação de seu Comitê de Diversidade & Inclusão, chamado Somos, em 2018, a companhia tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano.
Em 2021, 52% de todas as promoções a cargos de liderança concedidas pela companhia no Brasil foram conquistadas por mulheres. Considerando todas as promoções, elas representam 60%. Quando olhamos apenas para as pessoas promovidas a líderes dos restaurantes McDonald’s no Brasil, a maioria também fica com as mulheres, com cerca de 55% do total. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, a companhia implementou a Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa.
Anúncios
O incentivo ao crescimento profissional dessas funcionárias está ligado ao compromisso da Arcos Dorados em gerar oportunidades de emprego e investir cerca de R$40 milhões anuais no desenvolvimento de suas pessoas. Além disso, a companhia oferece programas de Saúde e Bem-Estar para que todos se sintam acolhidos, confortáveis e seguros, como o Laços Dourados, iniciativa lançada em 2017, voltada à identificação e apoio a gestações de risco entre as funcionárias, com o objetivo de diminuir o índice de prematuridade dos bebês, melhorando a qualidade de vida da gestante e do recém-nascido. Outro exemplo é o programa McAmigo, que disponibiliza uma linha anônima para que os colaboradores possam consultar especialistas de nove áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.
As conquistas vão além do aspecto profissional, contribuindo para a realização de sonhos. É o que mostra a história da Flavia Quintino Pereira. O McDonald’s em Botucatu, além de abrir as portas do mercado de trabalho para diversos jovens, trouxe para a vida de Flávia a realização de vários sonhos. O famoso ditado “o bom filho à casa torna” nunca foi tão real quanto para a botucatuense.
Anúncios
Em junho de 2009, Flavia teve sua primeira oportunidade no McDonald’s e, em junho de 2016, retornou ao trabalho na rede. O intervalo na carreira tem um bom motivo: o tão sonhado filho Gabriel. “A maternidade é minha vida. Amo ser mãe e sou grata pela oportunidade que o McDonald’s em Botucatu me proporcionou. Quando Gabriel nasceu, eu sabia que precisava me dedicar integralmente a ele. E só pude acompanhar seu primeiro ano, graças ao acolhimento do Consultor de Operações, Douglas Almeida, e do Franqueado Paulo Nogueira, que deixaram as portas abertas do McDonald’s. Tive a oportunidade de me realizar como mãe e como profissional. Pude ver meu filho aprender a andar e a falar suas primeiras palavras. No dia seguinte que Gabriel completou um ano, voltei a trabalhar”, conta Flávia, que em 2022 completa 13 anos de McDonald’s e assume um novo desafio como Gerente de Treinamento das unidades de Botucatu.
O baixinho está sempre presente e sabe a importância do trabalho. Gabriel adora estar no restaurante e é apaixonado por McFritas com ketchup e Casquinha de baunilha. “Eu fui sabendo que eu iria voltar. Amo meu trabalho e amo a maternidade. O Méqui me acolheu e me apoiou para que eu me tornasse uma mulher realizada”, pontua Flávia.
Reconhecer trajetórias como a da Flavia é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas. “Sabemos que a cada iniciativa de inclusão e empregabilidade, impactamos positivamente a vida de milhares de pessoas. A Equidade de Gênero é uma de nossas prioridades e a atuação da Rede de Mulheres continuará sendo direcionada para o incentivo ao desenvolvimento de carreiras e a presença de mulheres em cargos de liderança”, comenta Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados no Brasil.
Clique aqui para saber mais sobre a Receita do Futuro.
Fonte: Assessoria