Anúncios
Uma moradora da Rua Ângelo Milanesi, na Vila Maria, em Botucatu, acionou a GCM após briga com a sua vizinha e ser ameaçada. Ao chegar no local os agentes da Guarda foram informados que o desentendimento entre as partes é motivado pela fumaça produzida pela churrasqueira de uma das vizinhas. De acordo com ela, a fumaça produzida na casa ao lado atrapalha o bem estar da sua família, causando dificuldades na respiração.
A mulher chegou a reclamar com a vizinha da situação, disse que sofreu ameaças e que até seu animal de estimação também foi alvo de ameaças. As vizinhas foram orientadas pela Guarda Civil Municipal.
Anúncios
Em nota ao Jornal Leia Notícias, a vizinha reclamada afirmou que “o caso é recorrente, fruto de rixa e perseguição por parte da vizinha denunciante. Que a mesma já perdeu um processo na justiça referente a essa mesma reclamação. Ainda afirmou que foram tomadas todas as providências cabíveis como, parede, vidro blindex e aumento da chaminé mas a vizinha continua brigando, ofendendo e proferindo ameaças, até de morte aos moradores da casa, por ter perdido o processo onde exigia que não fossem feitos mais churrascos”.
O que fazer nestes casos de problema com a fumaça?
Anúncios
O primeiro a se fazer é chamar um engenheiro ou técnico em edificações para avaliar a construção da churrasqueira. Em caso de churrasqueiras de alvenaria, a medida mínima da chaminé é de 3 metros de altura.
Se a churrasqueira for portátil, cabe ao usuário encontrar uma forma de evitar que a fumaça invada a casa vizinha.
Contudo, é possível se basear no direito de vizinhança, regulado pelo Código Civil, para exigir do vizinho a adoção de todas as medidas necessárias para amenização dos incômodos causados.
Fumaça é prejudicial
O churrasco é uma forma prática e divertida de juntar a família e os amigos para fazer uma refeição em casa, no entanto, este tipo de atividade pode ser prejudicial para a saúde, especialmente se for feita de maneira incorreta
Isso acontece porque, enquanto está cozinhando, a carne libera gordura que cai no carvão e nas chamas, fazendo com que surja fumaça. Essa fumaça, geralmente é constituída por hidrocarbonetos, um tipo de substância que também está presente no cigarro e que tem sido identificada como potencialmente cancerígena.
Quando os hidrocarbonetos são inalados com a fumaça, são capazes de chegar rápido no pulmão e irritar suas paredes, provocando pequenas alterações no DNA das células que, ao longo do tempo, podem causar mutações que podem virar câncer.
Como eliminar a fumaça de churrasco
Quanto maior a quantidade de fumaça, maior é a quantidade de hidrocarbonetos no ar e, por isso, maior é o risco de surgimento de problemas nos pulmões, especialmente em pessoas que trabalham em restaurantes ou fazem churrascos frequentes.
Nesses casos, existem alguns cuidados que podem ser usados para reduzir o contato com as substâncias cancerígenas, como:
- Deixar a carne marinando com alecrim, tomilho ou pimenta: o tempero evita que a gordura fique pingando no carvão na hora de grelhar, além de aumentar o sabor;
- Pré-cozinhar a carne no forno: remove uma parte da gordura e diminui o tempo que a carne precisa ficar sobre o carvão, diminuindo a quantidade de fumaça;
- Colocar uma folha de papel alumínio debaixo da carne: para que a gordura não fique pingando sobre as chamas ou o carvão, evitando a fumaça.
Além disso, é importante evitar ficar muito perto da churrasqueira enquanto a carne está grelhando e, sempre que possível, fazer um churrasco num local ao ar livre com pouco vento, para diminuir o risco de inalar fumaça. Outra opção é colocar um exaustor perto da churrasqueira para sugar a fumaça antes que seja espalhada no ar.
Leia Notícias – Com informações Tua Saúde