07 de setembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Faltantes no recadastramento do transporte coletivo gratuito levantam suspeita de fraude

Anúncios

Termina neste sábado dia 15 de setembro o prazo para a atualização e recadastramento dos cartões especiais do Transporte Coletivo de Botucatu. Segundo o Consórcio (CTC), que reúne as duas empresas que operam no transporte público, são 35.644 pessoas que têm o direito garantido, mas, até agora, somente cerca de 7 mil fizeram o recadastramento.

Conforme explicaram os dirigentes do CTC, o recadastramento biométrico é necessário para modernização e melhoria no controle de uso. “Estamos enfrentando o problema de baixa adesão ao novo documento. São mais de 30 mil beneficiados, mas até agora, só seis mil fizeram o recadastramento. Isso nos preocupa e estamos pedindo para que os usuários desses cartões especiais agilizem a atualização da nova carteira de embarque” afirmou Laurício Vasconcelos, da Stadtbus. Os representantes das empresas de ônibus no Consórcio do Transporte Coletivo informaram que desde o início do segundo semestre estão trabalhando na divulgação do recadastramento nas redes sociais e também da Semutran e Prefeitura de Botucatu, mas não estão conseguindo sensibilizar os beneficiários.

Anúncios

A quantidade de beneficiários do transporte gratuito que não se recadastrou, levantou a possibilidade de muitos serem documentos irregulares, emitidos em anos anteriores, sem devidos critérios, e que estão em uso até hoje. Foi citado que diversos casos de passes estudantis estarem sendo utilizados por adultos, que não são estudantes. “Existe sim a possibilidade de existência de fraude ao sistema e a biometria do vale transporte vai identificar quem são esses casos e garantir o direito a quem realmente precisa do benefício” afirmou. Se houver redução da quantidade de beneficiários com a chamada gratuidade, existe a possibilidade de as tarifas terem reajustes, diminuindo os valores.

Atualmente, a Prefeitura subsidia em cerca de R$ 0,30 todas as passagens e existe a gratuidade para diversos atendimentos, como estudantes que não são atendidos pela frota da Prefeitura, doentes em tratamento médico, deficientes físicos, idosos, entre outros. Alguns benefícios são estaduais, outros federais e a maioria municipal.

Anúncios

O prazo para revisão dos passes gratuitos do transporte coletivo terminam na sexta-feira, dia 15, e podem ser feitas na sede do Consórcio, na Rua Curuzu, 54.

A revisão do documento é gratuita e é necessário apresentar um documento com fotografia. “Quem não fizer a revisão do documento vai perder o benefício”, garantem os dirigentes do Consórcio do Transporte Coletivo de Botucatu. “Basta levar o RG e o cartão do vale-transporte que faremos a mudança imediatamente”, orienta Lauricio Vasconcelos.

Jornal Leia Notícias por Haroldo Amaral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Motive, líder mundial em gestão de dispositivos, anunciou hoje seu reconhecimento como precursor na Classificação de Servidores de Direitos...

Categorias