26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: ‘Falta tudo’, diz mãe que aguarda aparelhos médicos obtidos na Justiça para levar filha para casa

Anúncios

A menina Ana Júlia que teve alta hospitalar dada há quase um ano e dois meses continua no leito do Hospital das Clínicas, em Botucatu,  aguardando os equipamentos de homecare conseguidos pela família na Justiça. Mesmo com a decisão favorável, a Secretaria Estadual de Saúde ainda não atendeu completamente a liminar.

A criança, de seis anos, teve sequelas graves após sofrer quatro paradas cardiorrespiratórias aos cinco anos de idade. Devido aos ataques, a criança perdeu oxigenação no cérebro, o que provocou uma lesão no órgão.

Anúncios

Apesar do trauma, Ana Julia Pereira pode sair do hospital desde que tenha todos os aparelhos médicos em casa. Por conta do alto custo, a família entrou com processo pedindo ao Estado. Até o momento, de acordo com a mãe, a promotora de vendas Evelen Regina Pereira, somente o respirador foi entregue.

“E a gente está aguardando a boa vontade do Estado para fornecer o resto dos equipamentos para ela. Trouxeram o bipap, que é um aparelho que ajuda ela respirar, mas não trouxeram o resto. Falta tudo o que foi pedido. No break, respirador, a cama hospitalar, o monitor”, lamenta Evelen Pereira.

Anúncios

A equipe de reportagem da TV TEM tentou contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas não teve retorno.

A liminar que obriga o Estado a fornecer os equipamentos foi concedida em janeiro deste ano pelo juiz da Terceira Vara de Botucatu. Em abril, contudo, o Estado pediu um relatório atualizado com as condições clínicas da paciente. O advogado da família forneceu o documento, mas até agora sem respostas.

“A gente liga para a pessoa responsável, eles pedem papel médico para dizer que ela não foi embora por falta dos aparelhos. Enviamos, aí ouvimos que o processo está em andamento”, diz a mãe.

Segundo o advogado da família, Mario China, a demora consiste no fato de que somente o respirador é insuficiente para os cuidados diários que a criança necessita. “Eles querem confundir o juízo dizendo que o pedido foi aumentado, que no início nós pedimos um certo equipamento e agora aumentou o número de equipamentos quando na verdade o que a gente busca é o tratamento da menina. não interessa a quantidade de meios e remédios”, argumenta.

A expectativa de Evelen é a aplicação da multa pelo descumprimento da liminar. A mãe já decorou o quarto e prepara os detalhes para receber a filha de volta em casa. “Como ela consegue ficar um pouco fora do aparelho, iria no mercado comigo, na casa da avó. Iria sair do quarto e teria mais contato com toda a família. É outro ambiente pra ela. Ela fica outra criança, mais sorridente”.

“É revoltante saber que ela pode ir embora. Minha filha está de alta. E eles não forneceram o que é direito dela para ir pra casa. É revoltante. Não consigo ficar com meu outro filho. Fico 24 horas com a Ana Júlia. Ela só tem a mim. Vivo e moro aqui com ela”, completa a mãe.

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Abril Laranja busca atuar na prevenção à crueldade animal

25/04/2024

Anúncios O Departamento de Proteção Animal (DPA) e o Centro de Acolhimento de Animais de Botucatu...

Categorias