24 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Exames apontam que a maioria dos cães resgatados está com problemas de saúde. Foram confirmadas outras fêmeas gestantes

Anúncios

A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu informou que os 63 cães resgatados de uma residência na Vila dos Lavradores, no último dia 21 de junho, vítima de maus-tratos, em ação com a Polícia Civil, seguem sob os cuidados da equipe médica veterinária do Canil Municipal.

O primeiro procedimento realizado nos cães foi a microchipagem e a coleta de material para teste rápido de cinomose e hemograma.

Anúncios

Quase 70% dos animais apresentam alterações em hemograma, dentre elas anemia, trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas) e doença do carrapato.  Além disso, muitos animais estavam com diarreia, desidratados, magros e com alta infestação de pulgas.

A maioria dos cachorros apreendidos apresenta alterações dermatológicas, como alopecias e dermatites fúngicas. Cerca de 80% apresenta acúmulo de tártaro significativo, sendo que dentre esses, cerca de 30% tem doença importante nos dentes.

Anúncios

Várias fêmeas passaram por ultrassonografia abdominal. Inicialmente, havia a informação que uma cadela estava prenhe, mas foi constatado que outras também estão gestantes. Houve diagnóstico de oito cadelas com infecção uterina grave, que pode levar a óbito.

Os cães foram vermifugados, receberam medicação para controle de pulgas e carrapatos e, quando estiverem aptos, serão vacinados.

“As investigações diagnósticas continuam e todos os animais estão recebendo tratamento e monitoração médica veterinária. Agradecemos o apoio da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP de Botucatu, Hospital Veterinário de Botucatu, médicas veterinárias Drª Danuta Doiche e Drª Rafaela Risseti, Petland Botucatu, Léo Banho e Tosa, Presidente da Câmara Municipal e voluntários que procuraram a VAS para todo tipo de auxílio. A Vigilância Ambiental em Saúde esclarece que os cães resgatados nesta ação não estão disponíveis para adoção”, divulgou em nota a Vigilância Ambiental.

O Canil Municipal tem outros animais disponíveis para adoção e, caso haja interesse, basta entrar em contato pelo telefone: 3811-1515.

Jornal Leia Notícias

Últimas

GoFundMe chega ao México

24/04/2024

Líder confiável em captação de recursos inicia sua segunda fase de expansão internacional

Categorias