Anúncios

O ex-goleiro botucatuense, João Marcos, que faleceu nesta quinta-feira, 02, aos 66 anos, figurou entre os principais de sua posição no País, entre o final da década de 70 e o começo da década de 80, tanto que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, em 1984, e foi titular do Brasil em uma vitória contra o Uruguai, por 1 a 0, em Curitiba-PR.
O destaque de João Marcos no cenário do futebol nacional era tão expressivo que ele chegou a ser citado, pela dublagem, em um dos principais programas infantis de todos os tempos, Chaves, no episódio “Jogando Futebol”, originalmente de 1975 e exibido pelo SBT.
Anúncios
Na história, Quico e Chaves estão jogando futebol. Primeiro, os dois brigam para ser Luís Pereira, o ex-zagueiro do Palmeiras.
Como Chaves será o goleiro, ele começa a citar nomes de goleiros que gostaria de ser. Primeiro ele diz ser Barbirotto, ex-goleiro do São Paulo. Depois ele afirma que é Rodolfo Rodrigues, mas interrompe o chute de Quico para falar que quer mudar e ser João Marcos, uma homenagem ao botucatuense. Indeciso, Chaves muda novamente, e diz ser o ex-goleiro Gilmar e depois o Paulo Victor, irritando Quico.
Anúncios
Essa história, entre outras, é contada no livro escrito pelo jornalista Érick Facioli: “A maior de todas as defesas – a história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol”. Prefaciado pelo também jornalista da TV e Rádio Bandeirantes, Milton Neves, a biografia tem 196 páginas.
Assista ao vídeo abaixo. João Marcos é citado pelo personagem Chaves aos 7 minutos e 20 segundos do vídeo:

Leia Notícias