27 de julho, 2024

Últimas:

Botucatu está entre os municípios com as maiores incidências de queimadas

Anúncios

Botucatu está entre os municípios que registram as maiores incidências de queimadas, de acordo com o sistema de monitoramento da ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País.

Neste período de tempo seco, a companhia intensifica os esforços, uma vez que as queimadas representam a segunda maior causa de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica. 

Anúncios

As ações da companhia incluem a realização de campanhas de conscientização e roçada de vegetação em seus terrenos – medidas que em 2022 contaram com o investimento de R$ 34 milhões. 

No Brasil, em 2022, as queimadas foram a segunda maior causa de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica, de acordo com levantamento realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Diante desse cenário, a ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, em 2022, investiu R$ 34 milhões em medidas de prevenção, que incluem roçada de vegetação em seus terrenos e realização de campanhas de conscientização, o que representa um aumento de 13,3% em relação ao aporte realizado em 2021. 

Anúncios

De acordo com as estratégias de manutenção da companhia, durante todo o ano, a empresa realiza inspeções nas faixas de segurança de suas linhas de transmissão e das subestações para definir os locais que serão roçados com o objetivo de conservar as áreas e diminuir a incidência da propagação de fogo proveniente das queimadas. Além disso, realiza campanhas para conscientizar a população a utilizar outros métodos de poda e limpeza de terrenos que não seja a queimada. 

Período seco exige atenção extra a riscos de queimadas

A atenção passa a ser redobrada entre os meses de junho e agosto, quando os incêndios se intensificam e a ISA CTEEP redobra a atenção e esforços, especialmente nos municípios onde tem operação e que registram as maiores incidências de queimadas, de acordo com o sistema de monitoramento da companhia. 

Atualmente, essa lista conta com cerca de 170 municípios, como Araraquara, Mirassol, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Itu, Ribeirão Preto, Salto e São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, além de Barra do Ouro (TO), Contagem (MG), Eliseu Martins (PI), Loreto (MA) e Viana (ES).

“Estamos presentes em 17 estados do País e as queimadas são registradas, sobretudo, no interior de São Paulo, onde acontecem grandes focos de incêndio, como nos canaviais, e em alguns estados do Nordeste, como o Piauí. Intensificamos a nossa campanha de conscientização e contamos com a colaboração da população para que utilize outros métodos de poda e limpeza de terrenos que não seja a queimada, devido a todos os riscos”, afirma Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP.

Entre as principais iniciativas da campanha estão ação com equipe de campo e divulgação em mídias, assim como atualização de site institucional, que alerta sobre o perigo das queimadas e elenca atitudes simples para evitar a incidência, como não acender fogueiras próximas à vegetação, não atear fogo com o objetivo de limpar a área, não jogar bitucas de cigarro e não soltar balões. Clique aqui e assista ao vídeo da campanha.

Operação SP Sem Fogo

Em junho, a ISA CTEEP, responsável por 94% da energia transmitida no Estado de São Paulo, firmou acordo com o Governo do Estado para adesão à Operação SP Sem Fogo, que tem a finalidade de fomentar ações de prevenção e combate a incêndios florestais. Com a parceria, a transmissora reforçou o compromisso com a segurança da operação e o cuidado com o meio ambiente. 

Além de realizar ações conjuntas de prevenção e combate a incêndios florestais, a companhia vai oferecer apoio técnico sobre procedimentos de segurança adotados no combate a incêndios em vegetações próximas às linhas de transmissão, disponibiliza dados sobre as ocorrências de interrupção de energia ocasionadas por incêndios e intensifica campanhas para a divulgação de medidas preventivas.

Perigos das queimadas

O fogo, a fumaça e a fuligem, ao atingirem o sistema de transmissão, podem causar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia elétrica, impactando hospitais e outros estabelecimentos críticos. Além dos danos à continuidade da prestação do serviço de energia elétrica, há os impactos negativos no meio ambiente, como poluição, morte de animais e incêndio em reservas ecológicas, uma vez que as queimadas estão entre as principais ameaças à biodiversidade.

Fiscalização

A ISA CTEEP também investe em mecanismos de fiscalização, como o uso da plataforma de monitoramento do Climatempo. A iniciativa permite realizar o monitoramento meteorológico, além de identificar e registrar focos de queimadas na extensão das linhas de transmissão, o que possibilita identificar a causa do desligamento e atuar preventivamente para o redirecionamento de atividades de manutenção, com priorização de ações de limpeza de faixa, assim como fornecer informações que são utilizadas para gestão no ano seguinte.

De acordo com o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo em uma faixa de cinco metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. Por isso, quem não respeitar a lei está sujeito às penalidades previstas na legislação.

Denúncias, em casos de incêndios ou queimadas, devem ser realizadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193 e ao Centro de Operação da Transmissão da ISA CTEEP pelo telefone 08000 118 713 ou pelo canal Fale Conosco.

Com Assessoria ISA CTEEP

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Lineage, Inc. (a “Empresa”) (Nasdaq: LINE) anunciou hoje o encerramento de sua oferta pública inicial subscrita de 56.882.051 ações...

Categorias