Botucatu: Escolas recebem Plano Municipal de Educação

Nesta quinta-feira (20) em reunião realizada na sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, a secretária de Educação, Edileine Fernandes Henrique (Dila),  fez a entrega oficial de exemplares do Plano Municipal de Educação (PME) a todos os gestores da Rede Municipal de Ensino. Trata-se de um documento que define metas educacionais para o Município por um período de 10 anos (2015/2025).

Na ocasião, o Assessor de Governo, Rafael Romagnolli, um dos articuladores do processo de construção do PME, anunciou que o Plano Municipal de Educação de Botucatu, segundo uma publicação do Ministério da Educação (plataforma do SIMEC/MEC), está entre os dez planos mais bem elaborados do País.

Para a secretária Dila, este é um momento histórico pois é o primeiro Plano Municipal de Educação de Botucatu, e que tornará, através das suas diretrizes, a educação botucatuense ainda mais inclusiva e de qualidade.

“Foram discutidos os rumos da Educação em todas as categorias e nos diversos segmentos e instituições. Conseguimos adequar muitos pontos à nossa realidade e já colhemos muitos frutos desde que o PME foi aprovado através da Lei nº 5.710, em 16 de junho de 2015, como o aumento considerável nas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de nossos alunos”, avalia.

Plano Municipal de Educação

O trabalho da Comissão Organizadora e do COMED para o processo de elaboração do plano começou em fevereiro de 2015. Durante o processo de trabalho foram realizadas assembleias por modalidades (educação infantil, ensino fundamental I e II, educação especial, ensino médio e ensino superior), reuniões técnicas, reuniões do Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação.

O Plano Municipal representa um marco na história de Botucatu e faz parte das ações em prol de uma educação pautada na qualidade e no desenvolvimento social de todas as modalidades da educação, contemplando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Superior.

Um instrumento norteador das políticas educacionais do município, cujos eixos reuniram diagnósticos, diretrizes, metas e estratégias para os próximos 10 anos da educação municipal, abrangendo todos os setores educacionais de Botucatu, contribuindo desta forma com a efetivação do acesso à educação.

As propostas do plano foram baseadas no Plano Nacional de Educação e consideradas pelos segmentos da educação, como necessárias para implantação e suporte às condições humanas, materiais e financeiras da rede educacional do Município, visando a garantia de um ensino de qualidade e a definição do rumo da educação nesses próximos 10 anos.

O PME tem metas que vão desde a educação infantil até a pós-graduação, passando pela gestão e financiamento e pela formação dos profissionais. Ele permite ampliar as oportunidades, partindo da educação infantil, passando pela educação em tempo integral, o crescimento das matrículas da educação profissional e tecnológica, a ampliação do acesso à educação superior. Para isso são muito importantes a valorização dos professores e o aumento dos investimentos em Educação.

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Scroll Up