14 de julho, 2024

Últimas:

Botucatu: Escolas Cardoso de Almeida e Jonas Alves iniciam parceria em projeto de paisagismo ambiental com Arboricatu-Unesp

Anúncios

O Projeto “Do Paisagismo Ambiental à Educação da Sustentabilidade: Parceria entre Arboricatu Unesp e Emefi Dr Cardoso De Almeida” foi protocolado recentemente na Secretaria Municipal de Educação e já iniciou algumas etapas na escola, como palestra interativa sobre a importância da arborização e áreas verdes, visita ao viveiro do Lageado para conhecer os cuidados e crescimentos das mudas, plantio de mudas de trepadeiras para formar cerca viva, mural com elementos vegetais e relato sobre as experiências, e seleção das árvores nativas frutíferas dos vasos.

Todas as etapas ocorreram com as turmas de 3º ano, durante as aulas de Experiências em Ciências da Natureza do professor Vinícius Nunes Alves, e contaram com a participação da equipe de monitores do Arboricatu, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. Mas na última semana, entrou em ação um novo parceiro – a escola Prof. Jonas Alves de Araújo através da participação do professor de Geografia – Silvio Valmir Prearo -, e alguns alunos seus do 9º ano que orientaram as crianças com a preparação e pintura dos vasos.

Anúncios

Há anos, Silvio coordena oficinas de vasos ecológicos que tem como principal constituinte o isopor reutilizado e envolve alunos de diversos anos do ensino fundamental II, especialmente os formandos do 9º ano que vendem vasos para auxiliar com os custos da formatura.

Para o professor Vinícius, “o projeto foi pensado para aumentar a área verde da escola junto com as crianças, deixando onde tem muito concreto mais bonito e fresco. A maior presença de plantas em um espaço contribui para o bem-estar e o microclima, os alunos poderão acompanhar e cuidar das mudas plantadas junto com o Arboricatu, além de estudarem as funções, características e visitantes das trepadeiras e arbóreas inseridas”.

Anúncios

Nas palavras do professor Silvio, “foi uma experiência diferente e gratificante tanto para mim quanto para os alunos pequenos, observei que as crianças ficaram orgulhosas de ‘marimbar’ suas mãozinhas nos vasos. Logo faremos outros vasos de isopor com o projeto que coordeno no Jonas Alves e o professor Vinícius tem ido visitar.

Esse projeto no Cardosinho trabalha a importante interdisciplinaridade na educação e ainda está acontecendo entre escolas, com alunos meus e dele, o que valoriza e potencializa muito o nosso trabalho”. 

Fonte: PMB – Fotos: Divulgação

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Unesp de Botucatu está em luto neste sábado, 13, com o falecimento do Dr. Nelson de Souza, aos...

Categorias