Anúncios
Região enfrenta clima seco e já registra focos de queimadas em áreas urbanas e rurais; Defesa Civil orienta população a evitar uso de fogo e redobrar cuidados
A cidade de Botucatu está em estado de alerta para incêndios nesta quinta (17) e sexta-feira (18), segundo boletim da Defesa Civil do Estado de São Paulo. A baixa umidade relativa do ar, que deve permanecer abaixo dos 30%, aumenta o risco de queimadas e problemas respiratórios, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Anúncios
De acordo com os meteorologistas, o ideal é que a umidade esteja acima de 60%, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera níveis abaixo de 30% como estado de atenção. Em algumas cidades da região, como Bauru, a umidade mínima registrada nesta quinta foi de 28%.
Em Botucatu, um incêndio foi registrado nesta semana em uma área de pasto ao lado da Escola do Meio Ambiente. Graças à ação rápida da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da equipe da própria escola, o fogo foi controlado antes de atingir trilhas e estruturas educativas do local.
Anúncios
A previsão é que o clima seco persista nos próximos dias. Mesmo com uma leve melhora esperada no final de semana, o risco de queimadas deve voltar a aumentar no início da próxima semana.
A Defesa Civil reforça orientações à população:
- Não utilizar fogo para limpeza de terrenos;
- Evitar o descarte de bitucas de cigarro em vias públicas ou áreas verdes;
- Hidratar-se com frequência e umidificar ambientes internos.
Denúncias de queimadas ilegais e ocorrências devem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
Com G1
#Botucatu #Notícias