09 de maio, 2025

Últimas:

Botucatu: empresas de ônibus propõem acordo para continuar; Prefeitura é contra aumento da tarifa

Anúncios

O prefeito Mário Pardini (PSDB) confirmou a informação de que as empresas de ônibus que operam em Botucatu – Stadtbus e São Dimas/Reta Transportes –, estão propondo a continuidade de suas operações na cidade, após a decisão judicial de suspender o processo licitatório na cidade.

No ultimo dia 15 de novembro, mesmo em feriado, os vereadores estiveram reunidos no Legislativo para analisar a questão e no dia 17, (sexta-feira), os vereadores e Prefeito tiveram um encontro onde a pauta era a questão do transporte coletivo.

Anúncios

As empresas de ônibus estão pedindo a suspensão total das licitações que estão suspensas na justiça e a manutenção do antigo contrato.

Em contrapartida as empresas estariam dispostas a comprar 40 novos ônibus da Caio Induscar e modernizar os veículos com equipamentos como wi-fi, identificação biométrica em cartões e passagens.

Anúncios

A Prefeitura até aceitaria a proposta, desde que não estivesse também incluído o aumento das tarifas. As atuais concessionárias já informaram que o acordo proposto só será aceito se houver aumento das passagens.

O prefeito Mário Pardini disse que não aceita discutir o aumento alegando que ele não foi dado em 2016 devido exatamente aos maus serviços prestados pelas concessionárias.

Ainda buscando uma solução, as empresas propuseram então, transformar o pagamento de outorgas da concessão em subsídio das tarifas. A Prefeitura não reajustaria as passagens, aceitaria a manutenção das empresas e abriria mão do recebimento desse recurso que hoje totaliza nos cofres municipais mais de R$ 2 milhões. Esse recurso é utilizado na manutenção do sistema de transporte, como placas, pontos de embarques e coberturas.

“Não estamos de brincadeira com as empresas, elas sabem que nosso objetivo é melhorar o atendimento da população, por isso queremos a licitação. Estamos analisando a questão (do uso dos pagamentos as outorgas) com todas as variantes possíveis. Queremos oferecer um bom transporte publico e nossa equipe está analisando se vale a pena o que estão propondo”,  afirmou Mário Pardini.

A Prefeitura deverá encaminhar ao Legislativo nova legislação sobre o transporte, mas o prefeito destaca que o assunto deverá ser discutido com a sociedade, incluindo, além dos vereadores, Comissão de Usuários do Transporte Coletivo e entidades sindicais e sociais sobre o tema.

 

Fonte: Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

O modelo cambial de IA do Transformador de Série Temporal prevê o fluxo de caixa e a exposição cambial com...

Categorias