Anúncios
Nesta semana tiveram início as atividades do curso semiextensivo do Cursinho Desafio, projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu em parceria com a Prefeitura de Botucatu, que oferece à estudantes da cidade e região aulas 100% gratuitas, preparatórias para o vestibular.
Agora, além dos 280 alunos que cursam a modalidade extensiva do cursinho desde o início do ano, mais 90 vestibulandos terão a oportunidade de se preparar paras as avaliações que garantem o acesso a universidades públicas estaduais e federais do país.
Anúncios
“Este grande avanço no número de vagas para o Cursinho Desafio se deve as contenções econômicas que fizemos no início do ano e que nos permitiram investir, entre outras áreas, na educação. Gosto muito deste trabalho e tenho plena confiança que auxiliará nossos jovens a alcançarem seus sonhos e objetivos”, afirma o Prefeito Mário Pardini.
O Cursinho Desafio passou de 220 vagas no ano passado, para 370 alunos em 2017. Este aumento no número de vagas é também consequência das novas instalações oferecidas ao projeto neste ano, que está localizado no prédio da Fundação Casa das Meninas, no Centro Histórico da Cidade.
Anúncios
Além de adequações e um maior número de salas de aula, a Prefeitura subsidiou o material utilizado pelo Cursinho Desafio na confecção das apostilas, que serão utilizadas nas aulas preparatórias para o vestibular.
No último ano, o projeto conseguiu alcançar excelentes índices de aprovação, segundo a Coordenadora Geral do Cursinho Desafio, Helena Aiello Amat.
“Em 2016 tivemos 149 alunos aprovados e 243 aprovações, ou seja, tivemos exemplo de alunos aprovados em mais de uma instituição de ensino cada. Destes, 51 alunos foram aprovados na Unesp, que é uma das faculdades mais requisitadas e 77 alunos aprovados no Enem, que é a porta de entrada para as federais. Esperamos neste ano aumentar ainda mais esse número”, cita Helena.
O Cursinho Desafio conta ao todo com 18 coordenadores e 60 professores, todos alunos de graduação da Unesp.
Os dois lados da moeda
O Cursinho Desafio dá a oportunidade de estudantes complementarem seus estudos visando os vestibulares, ao mesmo tempo em que finalizam o Ensino Médio. João Victor Darroz, que está no último ano escolar, acredita que suas chances aumentarão após com a ajuda do Desafio.
“É uma oportunidade muito legal para nos ajudar a ingressar em uma faculdade pública. Pretendo fazer Design ou Educação Física e acredito que sem este acompanhamento a mais fica complicado entrar. Ter um ensino gratuito, com bons professores é uma oportunidade muito interessante”, afirma o aluno.
Camila Magro, coordenadora do Cursinho Desafio, já passou pelo mesmo momento que João Victor passa hoje. Ex-aluna do Desafio, ela fala da importância do trabalho.
“Sou a prova de que o ensino oferecido pelo Desafio é eficiente. Já fui aluna e hoje leciono aulas de biologia, o que pra mim é muito gratificante. Espero colaborar com muitos alunos, assim como me ajudaram, para que alcancem a aprovação nos vestibulares”, finaliza Camila.
Fonte: Prefeitura de Botucatu