Anúncios
Botucatu e região estão em luto, a literatura brasileira está em luto. Faleceu neste domingo, 10, o escritor Francisco Marins, aos 93 anos.
Nascido em Pratânia (na época São Manuel), na região de Botucatu, no dia 23 de novembro de 1922, Francisco Marins – membro da Academia Paulista de Letras – é lembrado como “Escritor da Terra e da Juventude”.
Anúncios
Os livros de Francisco Marins, traduzidos em quinze línguas, sempre levaram as histórias típicas de nossa terra a vários países do mundo.
O professor Francisco Marins foi o único escritor do Brasil a figurar na famosa coleção Européia “Delphin”, que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.
Anúncios
E bastante conhecida a campanha do escritor como ex-Presidente da Câmara Brasileira do Livro e Academia Paulista de Letras para a divulgação do hábito de ler e formação de bibliotecas em todo país.
É autor da série de livros infanto-juvenis sobre a fazenda Taquara-Póca, uma típica propriedade rural, onde passou sua juventude, assim como de romances de caráter histórico, tendo por cenário o interior do Brasil durante a época de seu desbravamento. Vendeu mais de cinco milhões de livros.
Em 1964, Francisco Marins ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Romance, com a obra “Grotão do Café Amarelo”.
Sonho – Um grande sonho de Francisco Marins, que ele iniciou, era a construção do Hospital Preventivo do Câncer de Botucatu, que tem sua obra gerenciada pela Associação Oncológica Santo Agostinho (AOSA), onde o escritor era o presidente. Foi o próprio professor Francisco Marins quem fez a doação de um terreno de 22.000m², na Rua Nicola Zaponi, no Jardim Santa Elisa, para a construção do Hospital de Prevenção do Câncer.
O velório do professor Francisco Marins será neste domingo, 10, a partir das 11 horas, no Complexo Funerário Orlando Panhozzi. O sepultamento será às 17h30, deste domingo, no Cemitério Portal das Cruzes, em Botucatu.
Bibliografia de Francisco Marins
Livros infanto-juvenis
Nas Terras do Rei Café (série Taquara-Póca)
Os Segredos de Taquara-Póca (série Taquara-Póca)
O Coleira Preta (série Taquara-Póca)
Gafanhotos em Taquara-Póca (série Taquara-Póca)
Viagem ao Mundo Desconhecido
A Aldeia Sagrada (série Vagalume)
O Mistério dos Morros Dourados (série Vagalume)
A Montanha das Duas Cabeças (série Vagalume)
Em Busca do Diamante (série Vagalume)
Canudos (série Vagalume)
O Sótão da Múmia (série Vagalume)
Expedição aos Martírios (série Roteiro dos Martírios)
Volta à Serra Misteriosa (série Roteiro dos Martírios)
O Bugre Chapéu de Anta (série Roeteiro dos Martírios)
Verde era o Coração da Montanha
Território dos Bravos
Romances
Clarão na Serra
Grotão do Café Amarelo
… E a Porteira Bateu!
Atalho Sem Fim
“O curandeiro dos olhos em gaze”
Leia Notícias – com informações Wikipedia