24 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Em e-mail, Secretário fala em “possibilidade” da região voltar para a Fase Laranja no Plano SP. Prefeitura não responde sobre o tema

Anúncios

O aumento de casos diários confirmados de Covid-19 em Botucatu, com o aumento de internações e casos graves, pode refletir negativamente, inclusive, no dia a dia da Cidade.

Pelo menos, essa é a posição colocada pelo Secretário Municipal de Saúde de Botucatu, Dr. André Spadaro, em um e-mail enviado ao organizador de uma prova de corrida de aventura que iria ocorrer na cidade no próximo dia 6.

Anúncios

No e-mail, que a organização encaminhou para todos os participantes, o Secretário de Saúde de Botucatu diz que “antecipamos a possibilidade, na próxima segunda-feira (30), com novo anúncio do Plano São Paulo, que nossa região possa ser reclassificada na Fase Laranja”, em função do destacado “número de internações por COVID ter saltado para mais de 300%, com pacientes graves em UTI”. O Secretário não confirma que haverá a mudança de fase, mas deixou aberta a possibilidade pelos números atuais apresentados.

Ao final do e-mail, o Secretário de Saúde de Botucatu ainda destacou que: “O Poder Público tem trabalhado duro para conter, controlar e cuidar dos casos de COVID para que os eventos esportivos e outros setores voltem a movimentar a economia da Cidade”. O e-mail foi enviado no último dia 25.

Anúncios

E-mail encaminhado para os corredores após a organização ser respondida pelo Secretário de Saúde

Leia abaixo a íntegra do e-mail enviado pelo Secretário Municipal de Saúde de Botucatu para a organização da prova de corrida:

Venho hoje infelizmente com notícias não muitos boas.

Ciente de sua corrida na data do dia 06/12 aqui em Botucatu venho informar que, após várias semanas em queda, na última semana observamos um aumento expressivo do número de casos novos de COVID no município – saímos de 4 a 5 casos novos por dia para perto de 20 casos novos por dia – o mesmo número observado nos meses mais críticos da pandemia na cidade. Adicionalmente, nos últimos 3 dias o número de internações por COVID saltou mais de 300%, com pacientes graves em UTI. Nesse contexto, antecipamos a possibilidade na próxima segunda, com o novo anúncio do Plano São Paulo, que nossa região possa ser reclassificada na fase laranja, que por si só inviabilizaria a realização do evento na data prevista. Mesmo que o município de Botucatu siga na fase amarela, entendemos que a situação epidemiológica atual não reúne as condições adequadas de segurança para os organizadores e atletas.

Diante disso já oriento você e sua equipe e fica definido o adiamento do evento para uma próxima data oportuna, para que a corrida possa ser realizada com segurança e nossa cidade possa receber os atletas da melhor maneira possível.

O poder público tem trabalhado dura para conter, controlar e cuidar dos casos do COVID 19 para que os eventos esportivos e outros setores voltem a movimentar a economia da cidade.

Como sempre, estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

André Spadaro

Secretário Municipal de Saúde de Botucatu/SP

O coordenador executivo do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, afirmou que ontem o comitê recomendou ao governador João Doria (PSDB) a adoção de medidas mais restritivas no enfrentamento da pandemia de covid-19. No entanto, Doria avaliou que as sugestões já seriam contempladas pelo Plano São Paulo, o programa que regula o funcionamento das atividades econômicas no estado e que terá uma nova reclassificação na segunda-feira (30), dia seguinte ao segundo turno das eleições municipais.

Caso Botucatu retorne para a Fase Laranja, bares, restaurantes e salões de beleza serão os principais prejudicados.

De acordo com o Decreto do Estado, na Fase Laranja do Plano SP, shoppings centers podem abrir, com proibição de abertura das praças de alimentação, comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, com horário reduzido para quatro horas seguidas (ou 6 horas seguidas, mas fechando três dias na semana) e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos.

Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração também são proibidas.

O Jornal Leia Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Comunicação, solicitando “uma nota do Secretário sobre a situação atual da Covid em Botucatu e quais indicadores fazem ele “antecipar a possibilidade” da região voltar à Fase Laranja do Plano SP?”.

Recebemos a cópia de um e-mail, que foi enviado pelo Secretário de Saúde de Botucatu, Dr. André Spadaro, para a organização de uma corrida que ocorreria na Cidade, mas foi cancelada pela Prefeitura.

Neste e-mail, que foi encaminhado pela organização para todos os atletas, o Secretário de Botucatu demonstra preocupação com o  “salto de mais de 300%” de internações de COVID, com pacientes graves em UTI”. E ainda destaca que a possibilidade da região onde Botucatu está inserida retornar a Fase Laranja na Plano SP, na divulgação que deve ocorrer na próxima segunda-feira, pelo Governador João Doria.

Gostaríamos de uma nota do Secretário sobre a situação atual da Covid em Botucatu e quais indicadores fazem ele “antecipar a possibilidade” da região voltar à Fase Laranja do Plano SP?

Solicitação do Jornal Leia Notícias à Comunicação da Prefeitura de Botucatu

Porém a Comunicação da Prefeitura de Botucatu não respondeu o que foi perguntando e enviou uma resposta apenas sobre o motivo do cancelamento da Corrida:

“A Prefeitura esclarece que em comum acordo com os organizadores ficou decidido o adiamento do evento.

Atenciosamente,

Comunicação Prefeitura de Botucatu”.

Resposta da Prefeitura de Botucatu

A reportagem o Jornal Leia Notícias reitera que procurou o Poder Público para que pudesse esclarecer melhor a situação atual da Covid na Cidade junto à população e quais motivos levaram o Secretário de Saúde André Spadaro falar em reclassificação à Fase Laranja, porém, no momento, a Prefeitura preferiu não se pronunciar sobre isso, da mesma forma que agiu quando foi questionada sobre o que seria feito em relação a fiscalização do Evento Brasil Ride, que ocorreu na Cidade no último final de semana.

LEIA MAIS: Botucatu: Corrida de aventura é adiada em Botucatu após determinação da Prefeitura

Leia Notícias

Últimas

Gordura causa 51% dos entupimentos em Curitiba, diz Sanepar

Gordura causa 51% dos entupimentos em Curitiba, diz Sanepar

24/04/2024

Descarte irregular de gordura, como o óleo de cozinha, é responsável por mais da metade dos...

Categorias