15 de janeiro, 2025

Últimas:

Botucatu: Educação abrirá 6 novas escolas de tempo integral em 2020. A primeira iniciará em fevereiro

Anúncios

 O ano de 2020 vai dar iní­cio a uma nova realidade no ensino fundamental municipal em Botucatu, com a implantação de es­colas de tempo integral, beneficiando quase 2 mil alunos. O município pre­tende abrir, neste semes­tre, seis novas escolas das oito que o Prefeito Mário Pardini anunciou, sendo a última em Vitoriana, cons­truída com participação da Construtora Ecovita e que deve estar pronta em 18 meses.

Além das escolas de EMEFI – Ensino Funda­mental de Tempo Integral, o Secretário de Educação, Valdir Paixão, destaca a entrega da nova Creche do Cambuí, provavel­mente em abril. Os mó­veis e demais equipamen­tos pedagógicos da rede municipal já estão com­prados e sendo instalados nas unidades, que serão abertas de forma caden­ciada, logo no início das aulas, em fevereiro. Até o final do semestre todas estarão funcionando em novas instalações, móveis e servidores preparados para a demanda de tra­balho integral. “Cada es­cola nova vai atender aos alunos e a comunidade botucatuense de forma integral. Já estamos nos preparando para esse momento, com tudo en­caminhado em termos de equipamentos e recursos humanos, desde profes­sores, diretores, supervi­sores de ensino e servi­dores, para atendermos, em média, cerca de 300 novos alunos, que perma­necerão nas escolas no­vas no turno e contratur­no, recebendo conteúdo pedagógico e esportivo. No contraturno teremos reforço escolar, além de atividades esportivas, re­creativas e educacionais”, explicou Valdir Paixão.

Anúncios

Conforme vem divul­gando a Prefeitura, as escolas de tempo inte­gral foram construídas em pontos estratégicos de bairros da Cidade. O objetivo é fortalecer as relações familiares nos bairros e reduzir gastos com transporte e riscos de acidentes no trajeto.

As novas escolas se­rão no Jardim Itamaraty, Residencial Maria Lui­za, Cambuí, Cohab I, Caimã e Cachoeirinha. A nova creche do Jardim Cambui, que vai ser inaugu­rada provavelmente em abril, foi construída pela Fundação de Desenvolvi­mento Escolar, com recur­sos liberados quando o ex-prefeito João Cury era presidente do órgão.

Anúncios

O Secretário Valdir Pai­xão acredita que as novas instalações e o projeto pedagógico que será implantado na rede escolar neste ano manterão as boas avaliações feitas por órgãos governamentais.

No dia-a-dia tem muito destaque o fato do Mu­nicípio ser considerado ‘pacífico’, com a reduzi­da quantidade de crimes contra a vida e outros violentos, e as escolas municipais, estaduais, e também as particulares, estarem entre as que es­tão bem avaliadas nacio­nalmente. Por exemplo, a rede municipal conseguiu, pelo menos 5 anos antes dos prazos estabelecidos pelo Inep, alcançar notas altas, enquanto cidades do mesmo porte ou maio­res estão patinando nes­sas avaliações.

Homenagens

A escola do Maria Luiza será denominada “Escola Municipal de Ensino Fun­damental Integral (EME­FI) Profª Maria Jesumina Dal Farra; a do Caimã será EMEFI Profª Terezi­nha Paes Secco; do Jardim Itamaraty será “Profª Ma­ria Jacomino Venditto”; do Cachoeirinha e Cohab II será “EMEFI Professor Mozart Morais”; na Cohab I será “EMEFI Profª Elza Judith Carmelo Torres; e a do Santa Maria será “Nair Amaral”, já que a unidade escolar vai ser transferida para o novo prédio. A cre­che do Monte Mor ainda não teve a definição de nome.

Jornal Leia Notícias por Haroldo Amaral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um homem de 22 anos foi preso em flagrante na noite do último sábado (12), acusado de maus-tratos a...

Categorias