Anúncios
O Legislativo botucatuense terá um nome conhecido como seu presidente para o biênio 2019/2020. Trata-se do vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira (PSB), que ocupará o terceiro cargo político de maior relevância em Botucatu, substituindo Izaias Colino (PSDB). Carreira era o atual vice-presidente da Casa.
O nome do vereador foi escolhido por sete votos, lembrando que as eleições para a mesa diretora da Câmara Municipal ocorre de forma indireta. Também irão compor a direção da Casa de Leis os vereadores Antônio Carlos Vaz de Almeida, o “Cula” (PSC) – vice-presidente, Jamila Cury Dorini – 1ª Secretária, e Alessandra Lucchesi – 2ª Secretária.
Anúncios
Botucatuense nato, Carreira é filho de Carlos da Costa Carreira e Bárbara Cavalheiro Carreira; e casado com Lucélia Aparecida Carreira. Dessa união vieram os filhos Vagner, Rodrigo e Danilo. O presidente da Câmara foi comerciário, atuando, na década de 1960, em diversos estabelecimentos comerciais. Foi, inclusive, um dos fundadores do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários).
Logo após ingressou no serviço público, ao passar no concurso da Unesp, onde foi designado para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, sendo auxiliar de suporte técnico. Exerceu cargos de representante dos servidores junto ao Conselho de Departamento e à Congregação da Faculdade.
Anúncios
Em sua sexta legislatura, é o parlamentar com o mais longevo tempo de atividade. Experiente na Casa de Leis, Carreira fora reeleito em 2016 com 1.439 votos. A trajetória na vida pública teve início em 1988, quando foi eleito vereador pela primeira vez, sendo vice-presidente Constituinte e participante ativo da elaboração da Lei Orgânica de Botucatu. Nas eleições seguintes foi obtendo a reeleição, além de ocupar a presidência da Casa em três oportunidades (1997 – 1998 / 2004 / 2013 – 2014).
Agora, ao ocupar a presidência da Câmara Municipal até o final do mandato do Prefeito Mário Pardini (PSDB), o vereador quer estreitar a relação entre Legislativo e Executivo, no momento em que o Município vive momento de retomada do desenvolvimento, além de situações que poderão impactar diretamente a economia botucatuense.
Frisou, em entrevista ao Jornal Leia Notícias, que o principal foco é trazer às pautas de discussão com os demais vereadores, propostas que garantam o fomento empresarial e, consequentemente, a geração de emprego. Define, ainda, sua atuação parlamentar, como a de um “vendedor”, onde precisar estar “com o sorriso no rosto e ter a empatia para entender as necessidades da população”.
Descarta, como prioridade, a construção de uma nova sede para a Câmara Municipal, assunto que há anos tem sido debatido pelas gestões anteriores. Admite que o atual prédio, na Rua João Passos, está saturado. Mas, o alto custo para a obra inibe qualquer intenção no sentido de um espaço maior. Ressalta que outras opções de reforma são avaliadas junto à Prefeitura.
Acompanhe os principais trechos desta entrevista.
LEIA NOTÍCIAS – Em diversas ocasiões você sempre disse que a marca de sua gestão à frente da presidência da Câmara será de independência, porém, alinhada com o Prefeito Mário Pardini. É possível manter duas posturas tão distintas no comando da Casa de Leis?
EDNEI CARREIRA – O governo, em si, apresenta três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Obviamente, minha postura é a de respeito, mas com oferecer a independência para que a Câmara de Vereadores possa atuar em suas proposituras. Mas precisamos estar alinhados ao Executivo nos bons projetos. Isso não quer dizer que os maus projetos não sejam discutidos com o Prefeito Mário Pardini e levar a opinião dos vereadores. Mas o Legislativo precisa estar no mesmo trilho que o Executivo. É aqui que todas as Leis que favorecem a vida dos botucatuenses passam pelo aval dos vereadores. Há vereadores que não aprovam projetos bons para a Cidade por causa de bandeira partidária ou mesmo os aprova visando as eleições. Não é isso que vislumbro. Precisamos estar juntos com o Prefeito Pardini, da mesma forma que sempre estivemos em sintonia com outros ocupantes da cadeira do Executivo, para ter uma base que ofereça o desenvolvimento ao município.
LN – O senhor comandará a Câmara no momento que Botucatu retoma o desenvolvimento econômico, após uma crise severa que assolou o País (e a Cidade) nos últimos anos. De que forma a Casa de Leis trabalhará no sentido de auxiliar no estímulo econômico?
CARREIRA – A Câmara vai trabalhar sempre em projetos que possibilitem empregos. Onde se cria uma oportunidade de trabalho, também abrimos o estímulo a geração de recursos. Uma cidade que não oferece condições para a instalação de novas empresas, se torna omissa em seu próprio desenvolvimento. Os poderes Executivo e Legislativo têm obrigação em voltar suas atenções para oferecer condições de fomento empresarial.
LN – A Câmara viveu um ano de muita movimentação em 2018. Isso por causa de iniciativas que causaram polêmica, como a apreciação do projeto de Lei que permitiria a volta das provas de laço em Botucatu. Isso poderia até permitir a volta dos rodeios em Botucatu. No entanto, após muita discussão em audiências públicas, o assunto acabou sendo postergado. Você se declarou favorável à liberação de tais provas. Como presidente do Legislativo, pretende colocar o assunto novamente em discussão?
CARREIRA – Estão sendo criados conselhos e grupos de discussão entre as partes envolvidas. Seja por quem defende ou não essa questão. São eles que vão nos auxiliar a desenvolver um projeto que tange o bem-estar animal. A Câmara vai referendar o que sair dessas discussões. É um compromisso desses grupos em encontrar. Quero deixar claro que gosto de animais e os defendo. O problema é que temos uma tradição a ser preservada, como as provas de laço ou mesmo os charreteiros. É necessário encontrar a harmonia nessa discussão para amenizar os maus tratos reais a qualquer tipo de animal.
LN – O senhor está em sua sexta legislatura e no quarto mandato como presidente. Passou por mandatos de diferentes prefeitos. Como projeta seu “modo de ser” à frente do comando do Legislativo?
CARREIRA – Estive junto com outros prefeitos. Tivemos o Prefeito João Cury Neto, que recolocou Botucatu nos trilhos, sendo um grande articulador político para as conquistas do município. Vimos agora a volta da Diretoria Regional de Saúde. Temos agora a gestão do Prefeito Mário Pardini. Então precisamos de uma Câmara dinâmica e que se atente a essa retomada do protagonismo regional. Faço uma analogia de como deve ser minha postura, que é a de um vendedor: precisa ter o sorriso no rosto e ser sensível com as necessidades da população. Desde meu primeiro mandato, passei a atender o povo tanto na Câmara, como nos bairros, na Rua Amando, na Avenida Dom Lúcio ou qualquer outro lugar. Mas o que me orgulha, desde meu primeiro mandato como presidente da Câmara, foi de atrair novamente o povo para acompanhar as discussões da vida política. É importante que o povo venha e converse diretamente com cada vereador. Estar aqui é também acompanhar o trabalho de todos os parlamentares.
Fonte: Jornal Leia Notícias / Flávio Fogueral