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A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 4,3 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em Botucatu, Bauru, Jaú e cidades da região. Na comparação entre o ano de 2018 ante o de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 53% no número de irregularidades identificadas, passando de 3.437 para 5.262 casos.
A cidade de Bauru foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 3.629 ocorrências, um aumento de 35,5%. Em segundo lugar ficou Botucatu, com 464 casos, seguida por Marília, com 443 ocorrências de fraudes e furtos.
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No ano de 2018, considerando as cidades de Bauru, Jaú, Lençóis Paulista, Botucatu, Marília, São Manuel, Garça, Barra Bonita, Vera Cruz e Bofete, a CPFL conseguiu recuperar um volume de 12.629 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 7.017 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano o que equivale ao consumo de cidades do porte de Itatinga, por exemplo.
FISCALIZAÇÃO
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Em 2018, a distribuidora realizou 266,1 mil inspeções, aumento 42,4% na comparação com as 186,8 mil inspeções em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,3%, ou seja, para cada 5 fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora achou 56.893 fraudes e furtos, recuperando 136.534 MWh de energia, o suficiente para abastecer 75,8 mil famílias por 1 ano, equivalente à cidade de Santa Bárbara d’Oeste.
Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, os investimentos em fiscalização têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora. “O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas”, afirma.
As ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, sobrecarregam as redes, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
SERVIÇO
Denúncias podem ser feitas no aplicativo CPFL Energia, site http://www.cpfl.com.br, e-mail denunciafraude@cpfl.com.br ou telefone 0800 774 4286.
Fonte: JCnet