10 de maio, 2025

Últimas:

Botucatu é a 2ª cidade do Estado com maior número de médico por habitante

Anúncios

Um estudo realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) aponta que Botucatu é a segunda cidade do Estado de São Paulo com o maior número de médico por habitante.
De acordo com os números divulgados, Botucatu conta com 6,45 médicos por mil habitantes. Esse número chama a atenção se for comparado com países europeus, segundo a Organização Mundial de Saúde. Na Alemanha são 4,10 médicos para cada mil habitantes.

A Áustria conta com 5,05 médicos para cada mil habitantes. Já a Grécia é o País que mais se aproxima, são 6,31 médicos para cada grupo de mil pessoas.
No Estado de São Paulo, Botucatu fica atrás apenas de Santos, que conta com 6,9 médicos por mil habitantes. Na terceira colocação está Ribeirão Preto com 6,2, seguida por Presidente Prudente com 5,82 e São José do Rio Preto com 5,56. São Paulo está na oitava posição, com 4,58 médicos por mil habitantes.

Anúncios

O expressivo número de médicos em Botucatu se deve, e muito, a Faculdade de Medicina de Botucatu. A Unesp, ao longo dos seus 53 anos já formou mais de 4 mil médicos.
Segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, de 1980 até 2015 o número de médicos aumentou 286,89%, enquanto a população cresceu 77,92%. Apesar do aumento, foi identificado que a distribuição dos profissionais pelo estado é desigual.

Enquanto Santos, Botucatu e Ribeirão Preto contam com cerca de 6 médicos para cada mil habitantes, as regiões de Registro, no Vale do Ribeira, e de São João da Boa Vista, contam o menor número de profissionais. Elas têm, respectivamente, apenas 0,86 e 1,37 médico para cada mil habitantes.

Anúncios

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Abordagem foi realizada durante a operação Maio Amarelo; mandado de prisão era referente ao porte ilegal de arma de...

Categorias