Anúncios
Vem aumentando os casos de sífilis em Botucatu. O alerta já foi dado no início de dezembro, durante a campanha de conscientização sobre o uso de preservativos e controle do HIV-Aids.
Os casos, em grande parte, são em homens, principalmente jovens, mas os mais velhos e idosos não estão fora do risco da doença.
Anúncios
Normalmente a sífilis apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes. Por isso, ela é conhecida por ser um mal silencioso e requer cuidados.
A sífilis desenvolve-se em diferentes estágios, e os sintomas variam conforme a doença evolui. No entanto, as fases podem se sobrepor umas às outras. Os sintomas da sífilis, portanto, podem seguir ou não uma ordem determinada. Veja os sintomas de cada estágio:
Anúncios
Sintomas da sífilis primária
O principal sintoma da sífilis primária é a formação de feridas indolores (cancros) no local da infecção. Nem sempre é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no colo do útero. As feridas desaparecem em cerca de quatro a seis semanas depois, mesmo sem tratamento.
Sintomas da sífilis secundária
Os principais sintomas da sífilis secundária são:
- Vermelhidão da pele (exantema), que pode se estender até para as mãos
- Aparecimento de gânglios inchados nas axilas e pescoço
- Dores musculares
- Febre
- Dor de garganta
- Dificuldade para engolir
- Aumento do fígado e baço.
- Meningite
- AVC
- Sintomas de demência
- Perda de coordenação
- Formigamento
- Cegueira ou problemas de visão
- Problemas cardiovasculares.
Jornal Leia Notícias por Haroldo Amaral