12 abril, 2024

Últimas:

Botucatu deverá ser avaliada separada de Bauru pelo Governo, no Plano SP, no combate à Covid. Anúncio oficial ainda não foi feito

Anúncios

Botucatu poderá ser avaliada em separado a partir das próximas atualizações do Plano SP, que visa estabelecer critérios e permissões de flexibilização das atividades econômicas após o período de quarentena imposto pela pandemia de covid-19.

Informações obtidas com exclusividade pelo Jornal Leia Notícias apontam que Botucatu deverá ter uma análise diferenciada perante ao Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), o qual estão vinculados. Devido ao aumento de casos de coronavírus, óbitos e ocupação de leitos, o setor foi reclassificado continuamente até entrar na Fase 1 (vermelha) que impõe medidas restritivas severas.

Anúncios

Ainda não há informações detalhadas ou mesmo confirmação se ou como ocorrerá esta análise em separado pelo Plano SP. A reportagem solicitou posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde e aguarda resposta.

Ainda há a possibilidade que não apenas Botucatu seja classificada desta forma. Os municípios integrantes do Polo Cuesta e Vale do Jurumirim também poderão ser avaliados separadamente de Bauru e junto com Botucatu.

Anúncios

O pedido de reclassificação de Botucatu e região no Plano SP tem mobilizado autoridades políticas. Na terça-feira, 30 de junho, o prefeito Mário Pardini junto do secretário municipal de Saúde, André Spadaro, estiveram em São Paulo para pleitear melhor análise no plano junto ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi. O deputado Fernando Cury e vereadores de Botucatu também fizeram pedidos ao Governo do Estado.

“Tivemos a oportunidade de mostrar a situação epidemiológica da COVID-19 em nosso município e debater sobre diversos aspectos e potenciais fragilidades na metodologia e critérios que definem a classificação final no Plano SP, que podem ter resultado em um rigor excessivo à nossa cidade nesse momento. Solicitamos em especial que se considere uma regionalização na análise dos dados, ficando restrita às regiões do Polo Cuesta e Vale do Jurumirim, que poderia traduzir de forma mais precisa a realidade da pandemia em nossa região e da capacidade do sistema hospitalar”, postou o chefe do Executivo municipal em sua página no Facebook.

Leia Notícias / Notícias Botucatu

Últimas

Vendas de consórcio de imóveis apresentam alta no início de 2024

Vendas de consórcio de imóveis apresentam alta no início de 2024

12/04/2024

Segundo dados do setor, no primeiro bimestre do ano, houve um aumento 20,1% na venda de...

Categorias