Botucatu: Defesa Civil lança alerta para baixa umidade e onda de calor no domingo

A Defesa Civil divulgou alerta sobre tempo com baixa umidade relativa do ar em todo o Estado de São Paulo. A baixa umidade é devido a estiagem, queimadas e muitas partículas no ar.

A Umidade Relativa do Ar em Botucatu deve oscilar entre 20 e 12% até as 19:30 h deste domingo, segundo os dados divulgados pelo INPE, neste sábado, 12.

Os riscos da baixa umidade é de aumentar as queimadas prejudicando ainda mais a qualidade do ar. Imagens de radar do INPE dedicado a queimadas, mostram focos de incêndio (mais de 10) registrados nos últimos dias em Botucatu: na área urbana, na divisa com Pratânia e a maioria na região de Vitoriana, na divisa com São Manuel.

A Defesa Civil de Botucatu alerta para os riscos de acidentes e afogamentos em cachoeiras, lagos e rios em Botucatu nesse período de calor. Ao praticar atividades esportivas hidrate-se constantemente.

Em relação à saúde humana e animais de estimação, existe o risco de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Cães e gatos ficam mais irritados e agressivos

“Estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas e períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Nessa época, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias”, explica a Defesa Civil.

Na região de Botucatu as temperaturas devem chegar até 35 graus Celsius, entre 11 e 15 horas neste final de semana.

Por Haroldo Amaral

Scroll Up