18 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Cursinho Desafio dá boas vindas a 280 alunos com novidades para 2017

Anúncios

O Teatro Municipal – “Camilo Fernandez Dinucci” foi palco na noite desta quinta-feira (16) de um evento de recepção aos 280 alunos matriculados no Cursinho Desafio em 2017. Ele contou com uma apresentação sobre o projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), além de homenagens a pessoas que fazem ou fizeram parte do cursinho, que há 17 anos prepara gratuitamente jovens que buscam ingressar no Ensino Superior.

O encontro também serviu para simbolizar uma nova fase do Cursinho Desafio em parceria com a Prefeitura de Botucatu. Isso possibilitou que neste ano o projeto se instalasse no prédio da Fundação Casa das Meninas, localizada em pleno Centro Histórico da Cidade. Com mais salas, estrutura adequada e boa localização da nova sede, foi possível ampliar de 220 para 280 o número de vagas disponíveis a jovens estudantes. O sucesso do projeto é traduzido no bom índice de aprovação nos vestibulares: 53%.

Anúncios

Em todos os discursos realizados durante o evento, as palavras mais repetidas eram de agradecimento por vivenciar uma experiência tão transformadora. Seja no papel de aluno, como também de professor. Hoje, além dos 280 alunos que obtiveram vaga através de processo seletivo gratuito, o Cursinho Desafio conta com 18 coordenadores e 60 professores, todos alunos de graduação da FMB/Unesp.

Anúncios

“Não tinha noção nenhuma de vestibular. Achava que não era uma coisa pra mim, e o Cursinho Desafio mudou toda minha visão. Sempre estudei em escola pública a vida inteira, até conhecer e fazer dois anos do cursinho. A mensagem que eu deixo a outros estudantes é que nunca desistam de seus sonhos e sempre tenham força para batalhar e estudar. Hoje estou no segundo ano do curso de Biologia da Unesp e é um sonho que nunca esperei. É maravilhoso”, conta Camila Magro, universitária.

“O cursinho é muito mais do que um projeto de extensão. É uma satisfação ver os alunos de graduação ter a possibilidade de estar no lugar de professores, no papel de educador. Essa experiência é fundamental para atuação deles como profissional”, comenta a Profª Adjunta Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da FMB.

“Os projetos de extensão da universidade ultrapassam os muros de suas unidades. E isso só é possível graças a essa parceria que envolve a Unesp, a comunidade e a Prefeitura. O sonho de entrar no Ensino Superior é possível, inclusive através de um curso comunitário”, enfatiza a prof.ª Dra. Maria Aparecida Custódio Domingues, coordenadora docente do projeto.

Parcerias

Em seu discurso, o prefeito de Botucatu Mário Pardini, enalteceu a iniciativa e contou sobre sua trajetória de vida, semelhante a de diversos estudantes que hoje fazem parte do Cursinho Desafio. Antes de chegar ao papel de atual gestor da Administração Municipal e de importantes cargos dentro da Sabesp, Pardini revela quanto se empenhou nos estudos até alcançar a graduação em Engenharia e enfatiza como a educação pode melhorar para sempre a vida das pessoas.

“Minha vida escolar foi toda construída no ensino público. Tenho orgulho disso. E quando entrei na Sabesp, como leiturista, percebi que precisava de algo mais caso quisesse alçar voos mais altos na vida profissional e pessoal. Na época, inclusive, eu e outros colegas ajudamos a formar uma espécie de cursinho voltado a funcionários da empresa, que talvez jamais tivessem a oportunidade de ingressar no Ensino Superior. Por isso me identifico com os sonhos do Cursinho Desafio. Enquanto estivermos à frente da Prefeitura lutaremos para ampliar ainda mais este projeto”, afirma Pardini.

No fim do evento, a coordenação do Cursinho Desafio ainda revelou uma última surpresa. Neste ano, todos os alunos do projeto ganharão uma conta exclusiva no Descomplica [www.descomplica.com.br], um dos maiores portais eletrônicos de conteúdos preparatórios para o Enem e vestibulares do País. Através deste site, os estudantes tem acesso livre a aulas pré-gravadas e ao vivo, monitorias online e correção de redação de todas as matérias do Ensino Médio. Tudo para que o jovem possa complementar sua rotina de estudos fora das aulas do cursinho.

Como funciona

O Cursinho Desafio oferece à comunidade de Botucatu e região aulas 100% gratuitas, preparatórias para o vestibular. Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição, matrícula ou material didático. Além de ter aulas de preparação para o vestibular com os alunos da Medicina da Unesp, os alunos do Cursinho Desafio ainda têm direito a viagens culturais, tutoria de professores e também à isenção da taxa do vestibular da Unesp.

O processo seletivo, totalmente gratuito, é composto por avaliação socioeconômica, prova de conhecimentos gerais e redação, todos com caráter obrigatório. As aulas regulares ocorrem de segunda a sexta, das 19 às 22h20. Os plantões de dúvidas e as aulas extras (como atualidades, filosofia, sociologia, literatura Fuvest/Unicamp e monitoria de redação) ocorrem fora do período das aulas regulares, das 18 às 19 horas, e são marcadas com antecedência pelo Cursinho.

Trajetória

O Cursinho Desafio é um projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB /Unesp) que atua na promoção social e democrática através da Educação. O projeto teve início com a XXXVII turma de Medicina, no ano de 2000. Desde então, só tem crescido em número e qualidade. Hoje conta com um corpo docente de aproximadamente 100 graduandos em Medicina e outros cursos dos campi de Botucatu.

Diante da crescente competitividade do acesso ao Ensino Superiro, prevalece a aprovação daqueles que têm maiores oportunidades de preparação pré-vestibular, com cursinhos particulares – e é daí que nasce a necessidade de um cursinho comunitário que estenda essa oportunidade a todos os grupos sociais.

É com professores cientes da realidade do vestibular, e em constante preocupação com os recursos e técnicas de ensino, que o Cursinho Desafio prepara seus alunos para os grandes concursos vestibulares como Enem, Unesp, USP, Unicamp, Unifesp e Fatec – nos quais todos os anos, muitos dos alunos são aprovados.

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Últimas

Categorias