Anúncios
A morte da menina de 2 anos, Maria Sophia Ferreira Calman, por meningite do tipo B, deixou a cidade em alerta sobre o surgimento da doença, que não era registrada em Botucatu desde 2008.
De acordo com informações da TV Tem, as crianças que tiveram contato com a menina deverão ser medicadas, principalmente os alunos da escola onde a pequena Sophia estudava.
Anúncios
O óbito foi confirmado na quarta-feira (13) e o sepultamento foi realizado na manhã desta quinta-feira.
Segundo o secretário municipal de Saúde, André Spadro, a menina Maria Sophia Ferreira Calman deu entrada no pronto-socorro de um hospital particular na cidade, mas não resistiu e morreu cerca de seis horas depois do diagnóstico, com o quadro grave de parada cardíaca.
Anúncios
Como medida de prevenção, a Secretaria de Saúde determinou que todos os familiares que tinham contato mais próximo com a criança recebam uma dose do antibiótico que age contra a bactéria da meningite.
Além dos parentes, cerca de 25 crianças da creche onde a Maria Sophia estudava também vão passar por avaliação e receberão uma dose do antibiótico. Pais e crianças de uma escolinha de igreja que a menina frequentava também estão sendo convocados a passar por consulta.
A última vez que Botucatu registrou um caso de meningite tipo B, que os médicos suspeitam ser o sorotipo que Maria Sophia contraiu, foi em 2008. Além disso, desde 2017 o município não registra casos de meningite.
Os sintomas da meningite são febre muito alta, vômitos, dores de cabeça e perda de apetite. Autoridades de saúde de Botucatu orientam os moradores que, em caso do surgimento destes sintomas, procurem por atendimento no posto de saúde mais próximo.
Em sua página oficial no Facebook, o Instituto Anglicano de Botucatu postou uma nota oficial em luto pela morte precoce de Sophia.
NOTA OFICIAL.
O Instituto Anglicano está em Luto pela perda de um de nossos anjinhos… Queremos expressar a profunda tristeza que todos nós estamos sentindo. Que Deus dê o consolo a toda família e também a todos os colaboradores, coleguinhas que conviviam diariamente com a Maria Sophia. Nossas orações e mais sinceros sentimentos de pesar.
Meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica, é a inflamação das meninges causada por bactérias.
Três bactérias podem causar meningite bacteriana. Elas são Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae. Essas três encontram-se normalmente no meio ambiente e podem inclusive viver no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa sem provocar qualquer dano.
Os principais sinais e sintomas da meningite bacteriana costumam se manifestar rapidamente e podem incluir:
- Febre alta e calafrios
- Alterações do estado mental
- Náusea e vômitos
- Áreas roxas, como machucados
- Erupções, pontos vermelhos
- Sensibilidade à luz (fotofobia)
- Dor de cabeça forte
- Pescoço rígido (meningismo).
Leia Notícias – Foto Reprodução Facebook