27 abril, 2024

Últimas:

Botucatu contraria Plano SP e Comércio ficará aberto por mais tempo. Prefeitura, mais uma vez, não se manifesta

Anúncios

Botucatu, pelo menos em relação ao horário do comércio, nos próximos dias, irá contrariar as regras da Fase Amarela do Plano SP.

De acordo com as determinações do plano estadual de retomada da economia durante a pandemia da Covid-19, nas cidades na Fase Amarela (onde estão todas do Estado), o comércio pode ficar aberto por até 10 horas por dia. Porém, segundo divulgação das entidades que representam o comércio de Botucatu, os estabelecimentos abrirão por até 13 horas nos próximos dias.

Anúncios

Entre os dias 7 e 11 de dezembro, as lojas funcionarão das 9h às 20 horas, totalizando 11 horas. Nos dias 14, 15, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro, o comércio atenderá das 9 às 22 horas, funcionando por 13 horas.

A reportagem conversou com Fátima Baldini, presidente do Sincomercio, que disse que a medida, contrária ao Plano SP, visa manter empregos. “O horário de funcionamento foi assinado pelos presidentes dos dois sindicatos (Sincomercio e Sincomerciaris). O negociado está acima do legislado. O comércio precisa recuperar as perdas, para que não haja desemprego”, disso.

Anúncios

O Jornal Leia Notícias procurou a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Comunicação, sobre o horário de abertura do comércio e fez o questionamento: “Botucatu irá contrariar o Plano SP em relação ao horário de funcionamento do Comércio?”

Porém, mais uma vez, a Prefeitura de Botucatu não respondeu.

Já a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo destacou que recomenda que os prefeitos sigam as ações de combate ao coronavírus indicadas pelo Plano São Paulo.

“O Governo de São Paulo esclarece que atua com plena responsabilidade e transparência no combate e controle do coronavírus, sempre amparado pela ciência. O Plano SP é respaldado por critérios técnicos, análises e pareceres do Centro de Contingência para permitir, de forma consciente e gradual, a retomada das atividades econômicas dos setores. Ele prevê faseamento regionalizado e segue sob monitoramento contínuo e diário, permitindo inclusive intensificação de medidas restritivas, caso o Centro de Contingência do Coronavírus identifique necessidade.”

Representantes de outros setores econômicos de Botucatu, como eventos e bares, em contato com a reportagem, solicitam que também exista, por parte do Poder Público, mais flexibilidade nas regras do Plano São Paulo. Eles entendem, que da mesma forma que será feito com o comércio, também pode ser feito com seus setores, contrariando alguns pontos do Plano SP, sem que sofram prejuízo com a fiscalização ou prejuízos para a saúde pública.

Números – 3 mortes em menos de 10 dias

De acordo com divulgado pela Prefeitura de Botucatu, na noite de domingo, 06, desde o início da pandemia da Cidade teve com 3328 casos confirmados de Covid-19. Entre eles estão 55 mortes – foram 3 somente nos últimos 10 dias. Botucatu conta, ainda, com 10 munícipes internados nos hospitais em tratamento pela doença (6 em UTI), 155 em quarentena domiciliar e 3108 recuperados.

Segundo o Hospital das Clínicas de Botucatu, a taxa de ocupação de leitos de UTI, nesta segunda-feira, 07, está em 75%.

Leia Notícias

Últimas

Ônibus tomba e passageiros ficam feridos na rodovia Raposo Tavares, em Alumínio

27/04/2024

Anúncios Um ônibus tombou e deixou passageiros feridos na rodovia Raposo Tavares, em Alumínio (SP). O acidente...

Categorias