29 março, 2024

Últimas:

Botucatu: Comitê de Segurança Viária se reúne para traçar ações visando redução de acidentes envolvendo motos

Anúncios

Integrantes do Comitê Municipal de Segurança Viária, criado no dia 18 de agosto por meio de decreto assinado pelo prefeito João Cury Neto, estiveram reunidos na última terça-feira (25) para discutir ações voltadas à melhoria das condições de segurança e redução dos índices de acidentes de trânsito na cidade. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária, do SAMU e do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG). Também esteve presente o representante do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Caio Rolim.

O grupo teve a oportunidade de discutir a adoção de um conjunto de medidas levando em conta uma série de dados apresentados pelo secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis e pelo comandante do Grupo de Bombeiros de Botucatu, capitão Edson Winckler Filho. Também foram elencados alguns pontos críticos que merecerão atenção especial das autoridades em razão do alto índice de acidentes registrados nos últimos meses. Fazem parte desta lista as ruas João Passos e Curuzu, além das avenidas Dom Lúcio, Santana e Dante Delmanto.

Anúncios

A boa notícia ficou por conta da constatação de que o número de atropelamentos e de acidentes de trânsito (com ou sem vítimas) registrou queda no mês de agosto na comparação com o mesmo período de 2015. Os acidentes de trânsito sem vítima caíram de 90 para 61, uma queda de 32,22%. Os registros com vítimas passaram de 39 para 34, com variação negativa de 12,82%. Quanto aos casos de atropelamento, em agosto de 2015 foram três registros contra dois em 2016, uma redução de 33,33%.

“Essa queda nos registros coincide com algumas ações que começamos a colocar em prática como a redução do limite de velocidade em algumas vias de grande fluxo. Vamos continuar trabalhando e adotando outras medidas para que, de maneira consistente, tenhamos uma queda significativa no número de acidentes em Botucatu”, comenta o secretário Rodrigo Fumis.

Anúncios

Os integrantes do comitê demonstraram preocupação ao avaliarem os dados referentes ao primeiro semestre de 2016 e que apontaram um alto índice de motociclistas envolvidos diretamente em casos de acidentes de trânsito. Para ilustrar a situação, dos 14 acidentes registrados na Rua João Passos, 12 tiveram motos envolvidas. “Nosso foco principal será a conscientização dos motociclistas. Adotaremos medidas preventivas, bloqueios educativos, faremos palestras de orientação, entre outras ações. Estamos estudando a possibilidade de ter uma campanha de caráter mais permanente”, informa Winckler.

A Secretaria de Mobilidade Urbana confirmou a redução do limite de velocidade nas vias com alto índice de acidentes. Na Avenida Dante Delmanto passou de 60 km/h para 50 km/h. Nas avenidas Dom Lúcio e Santana o limite passa a ser de 40 km/h, mesma velocidade que passa a ser permitida na Rua Curuzu. Em relação a Rua João Passos ainda serão realizados estudos para verificar a necessidade de reduzir a velocidade no local.  

Fonte: Prefeitura Municipal

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias