11 de janeiro, 2025

Últimas:

Botucatu: Com aumento de homicídios, cidade despenca no ranking de segurança e está no 34º lugar

Anúncios

Lançado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Atlas da Violência 2019 Políticas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros” considera as taxas de homicídios em 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Botucatu, que até o ano passado figurava entre as dez cidades menos violentas, de acordo com a mesma análise, caiu para o 34.º lugar. Bauru, que já chegou a ser o 16.º da lista ocupa, hoje, a 38.ª colocação.

No ano passado, Bauru aparecia no ranking do Ipea como a 16.ª cidade menos violenta, com taxa de homicídio de 8,7. Neste ano, a cidade caiu para a 38ª colocação, com índice de 11,7, depois de registrar 42 homicídios.

Anúncios

Botucatu também derrapou no estudo. Em 2018, o município figurava entre as dez menos violentas, mas caiu para 34.º lugar, após registrar 9 homicídios.

No ranking dos dez municípios menos violentos, todos são paulistas. Jaú é seguida por Indaiatuba e Valinhos.

Anúncios

Já entre os mais violentos estão Maracanaú (Ceará), Altamira (Pará) e São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte).

A pesquisa considera mortes violentas intencionais, tomando como referência o município de residência da vítima.

Ligado ao Ministério da Economia, o Ipea diz que “os indicadores de desenvolvimento humano nas cidades menos violentas são parecidos com os de países europeus desenvolvidos. Enquanto que, nos mais violentos, o perfil socioeconômico remete aos países latino-americanos ou africanos: as pessoas, em geral, não têm acesso à educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho”.

Fonte: Jcnet

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Janeiro é o mês das férias escolares de verão. Para aproveitar esse período de descanso das crianças e adolescentes,...

Categorias