Anúncios
Experiência da Delegacia Seccional de Botucatu inspira expansão do Giar, força-tarefa que combate crimes no campo e reforça a segurança rural em todo o estado
Após resultados expressivos no combate ao crime em áreas rurais de Botucatu e Itatinga, o Governo de São Paulo decidiu ampliar a atuação do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) para todas as regiões do estado. A medida foi oficializada nesta segunda-feira (28), durante a Agrishow em Ribeirão Preto, com a assinatura de uma portaria que fortalece a segurança no campo.
Anúncios
O Governo do Estado de São Paulo deu um passo estratégico para reforçar a segurança em zonas rurais ao anunciar a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) para todo o território paulista. A iniciativa foi inspirada nos resultados obtidos pela Delegacia Seccional de Botucatu, sob comando do delegado seccional Dr. Lourenço Talamonte, onde o grupo foi criado e obteve destaque no combate a crimes patrimoniais no campo.
A oficialização ocorreu na segunda-feira (28) durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, com a assinatura da portaria que institui a atuação do Giar em todas as regiões do estado. O grupo ficará vinculado à Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) e às Delegacias Seccionais dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinter).
Anúncios
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância da ampliação: “A partir da experiência bem-sucedida do grupo especializado em Botucatu, vimos a necessidade de expandir o Giar para as demais regiões do estado para combater os crimes que assolam o campo e tiram a tranquilidade do produtor rural.”
Com atuação voltada para a investigação de furtos e roubos de equipamentos agrícolas, veículos, animais e até invasões de propriedade, o Giar também coopera com outros órgãos de segurança e mantém contato direto com cooperativas, empresas e trabalhadores do setor agropecuário.
Em Botucatu, o grupo tem atuado de forma preventiva e investigativa. De janeiro a março deste ano, sete furtos de tratores foram registrados na região. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizados oito. Todos os casos foram elucidados pela equipe do Giar, que conta com viaturas próprias e estrutura independente de apoio.
Além disso, os policiais têm atuado no combate ao abate clandestino e à instalação irregular de apiários, ampliando o leque de ações em defesa da legalidade e segurança no campo. Rondas em áreas de mata têm contribuído para o aumento da sensação de proteção entre os moradores e trabalhadores rurais.
A medida já está em vigor com a publicação da portaria no Diário Oficial do Estado. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, “não existe mais espaço para invasores no Estado de São Paulo. Será uma resposta mais rápida da polícia para os produtores do campo.”
O Giar também será responsável por produzir relatórios com dados sobre ocorrências registradas, equipamentos apreendidos, infratores capturados e inquéritos instaurados ou concluídos, o que contribuirá para a formulação de políticas públicas mais eficazes na área de segurança rural.