Anúncios
Botucatu confirmou nesta manhã mais dois casos positivos de Covid-19, doença respiratória aguda provocada por coronavírus. O outro caso é a senhora de 63 anos, internada na UTI, que já havia dado positivo seu teste inicial.
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, por meio de vídeo distribuído à imprensa e redes sociais. Com isso, chegam a três as pessoas com a doença no município.
A verificação ocorreu após o uso do novo teste usado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o modelo RT-PCR, considerado mais eficaz por analisar o material genético do vírus em secreções da cavidade nasal, catarro e por saliva.
Anúncios
Foram realizados, no Hemocentro, 24 testes, sendo que 14 são de botucatuenses. Foram confirmados que três dos exames apontaram como positivos para Covid-19, já contabilizado com a paciente de 63 anos que estava internada no Hospital das Clínicas. Outros 21 pacientes que apresentaram síndrome gripal foram descartados para a presença do vírus SARS-Cov2.
Segundo Spadaro, as duas pacientes cuja confirmação foi dada, não estiveram em áreas epidêmicas nos últimos 15 dias, classificando a transmissão como comunitária; ou seja, dentro do município. “A transmissão comunitária já ocorre em Botucatu e pedimos o reforço das medidas de isolamento social”, ponderou o secretário.
Anúncios
Além disso, o óbito de uma mulher de 80 anos, ocorrido no HC e que estava sob suspeita, também foi descartado como tendo ocorrido por Covid-19.
Também no vídeo, o secretário frisou que o Hemocentro foi classificado pelo governo do Estado como laboratório credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para a detecção da doença. “Todos os resultados do Hemocentro, a partir de hoje, são considerados oficiais e não requerem mais contraprovas do instituto”, completou Spadaro.
Flávio Fogueral