10 de novembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Cidade tem 3 pessoas confirmadas com coronavírus. 21 casos suspeitos foram descartados

Anúncios

Botucatu confirmou nesta manhã mais dois casos positivos de Covid-19, doença respiratória aguda provocada por coronavírus. O outro caso é a senhora de 63 anos, internada na UTI, que já havia dado positivo seu teste inicial.
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, por meio de vídeo distribuído à imprensa e redes sociais. Com isso, chegam a três as pessoas com a doença no município.

A verificação ocorreu após o uso do novo teste usado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o modelo RT-PCR, considerado mais eficaz por analisar o material genético do vírus em secreções da cavidade nasal, catarro e por saliva.

Anúncios

Foram realizados, no Hemocentro, 24 testes, sendo que 14 são de botucatuenses. Foram confirmados que três dos exames apontaram como positivos para Covid-19, já contabilizado com a paciente de 63 anos que estava internada no Hospital das Clínicas. Outros 21 pacientes que apresentaram síndrome gripal foram descartados para a presença do vírus SARS-Cov2. 

Segundo Spadaro, as duas pacientes cuja confirmação foi dada, não estiveram em áreas epidêmicas nos últimos 15 dias, classificando a transmissão como comunitária; ou seja, dentro do município. “A transmissão comunitária já ocorre em Botucatu e pedimos o reforço das medidas de isolamento social”, ponderou o secretário.

Anúncios

Além disso, o óbito de uma mulher de 80 anos, ocorrido no HC e que estava sob suspeita, também foi descartado como tendo ocorrido por Covid-19.

Também no vídeo, o secretário frisou que o Hemocentro foi classificado pelo governo do Estado como laboratório credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para a detecção da doença. “Todos os resultados do Hemocentro, a partir de hoje, são considerados oficiais e não requerem mais contraprovas do instituto”, completou Spadaro.


Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um colírio aprovado nos Estados Unidos quer ajudar pessoas que têm dificuldade para enxergar de perto, condição conhecida como...

Categorias