Anúncios
Neste sábado, 26 de julho, Botucatu celebra o dia de Sant’Ana, padroeira do Município. A data é feriado oficial na cidade desde 1954 e contará com programação religiosa, atrações culturais e festividades na região central.
A parte religiosa da comemoração é conduzida pela Catedral Metropolitana de Botucatu, com apoio da Arquidiocese e da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Durante toda a semana, fiéis participaram de missas e novenas em homenagem à santa. Neste sábado, a celebração principal acontece às 10 horas, com missa solene e bênção aérea sobre a cidade.
Anúncios
Além da programação litúrgica, a população poderá participar da 27ª edição da Festa de Sant’Ana, evento tradicional que ocorre ao lado da Catedral, na Praça Rubião Júnior. O espaço conta com praça de alimentação, atividades recreativas e shows gratuitos. Destaque para pratos típicos como o tradicional “X-Catedral”, pastel, porco no rolete e almoço italiano.
Atrações musicais também integram o calendário deste sábado, com apresentações a partir do meio-dia. Estão confirmados os shows de João Vitor & Gabriel (12h), Luan Carbonari (19h) e Maurício Gasperini com o tributo ao Rei (21h).
Anúncios
Os serviços públicos municipais terão funcionamento especial por conta do feriado. Unidades como o SAMU, pronto-socorro e Central de Ambulâncias operarão normalmente em regime de plantão. Já o Mercado Municipal, Ecopontos e repartições administrativas estarão fechados, retomando o atendimento na segunda-feira, 28.
O Parque Municipal e a Cachoeira da Marta funcionarão normalmente para os visitantes durante o fim de semana.
A história de Sant’Ana remonta aos primeiros séculos do cristianismo. Reconhecida como mãe de Maria e avó de Jesus, foi declarada padroeira de Botucatu por lei municipal e possui grande importância para a identidade cultural e religiosa da cidade. A primeira imagem da santa chegou por volta de 1830, trazida por doação da esposa do Capitão José Gomes Pinheiro, um dos fundadores da cidade.
#Botucatu #Feriado